Agripino pede pressa na indicação do relator do caso Renan Calheiros
Em pronunciamento nesta segunda-feira (25), o senador José Agripino (DEM-RN) cobrou do senador Sibá Machado (PT-AC), presidente do Conselho de Ética, pressa na indicação do relator do processo disciplinar contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL).
O presidente do Senado é alvo de uma representação por quebra de decoro parlamentar protocolada pelo PSOL. Pesa sobre ele a suspeita de ter tido despesas pessoais pagas por um funcionário da construtora Mendes Júnior. As provas apresentadas por Renan em sua defesa tiveram inicialmente a autenticidade questionada, e a perícia dos documentos, realizada pela Polícia Federal, segundo entendimento de membros do Conselho de Ética, apontou para a necessidade de uma melhor apuração dos fatos.
Agripino informou que se a indicação do substituto do senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA), relator original, não for feita ainda hoje, ele convocará para esta terça-feira (26) uma reunião com as lideranças da Casa para tratar do assunto e pressionar o presidente Sibá a tomar uma decisão.
Cafeteira, autor do relatório que recomenda o arquivamento do processo, se licenciou do cargo por motivos de saúde. Foi substituído pelo senador Wellington Salgado (PMDB-MG), que deixou o posto em menos de 24 horas, como lembrou Agripino.
- O curso do processo está interrompido neste momento pela falta de um relator. Não se pode esperar que o recesso chegue e os fatos se esmoreçam. Esse seria o pior dos cenários para o Senado - alertou o líder dos Democratas. O recesso parlamentar terá início no próximo dia 17.
Para Agripino, não existe razão para a demora na indicação do relator, já que haveria, na própria bancada governista, senadores dispostos a assumir a função, como Eduardo Suplicy (PT-SP). O representante do Rio Grande do Norte disse ainda não concordar com a proposta da "trinca" de relatores, sugerida por alguns parlamentares.
- Não faz sentido indicar três senadores da base do governo. Ao mesmo tempo, se eles forem de partidos diferentes, dificilmente se chegará a um consenso. No fim das contas, quem vai assinar? - questionou ele.
25/06/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Agripino cobra indicação do relator para processo sobre compra de rádios por Renan
Relator da segunda representação pede para ouvir Renan Calheiros
FEF: RENAN CALHEIROS TEM PRESSA NA VOTAÇÃO
Renan Calheiros quer pressa na votação de novas regras para ICMS sobre comércio eletrônico
Renan Calheiros e José Agripino discursarão na sessão que elegerá o presidente do Senado
ADEMIR PEDE PRESSA NA INDICAÇÃO DE NOMES PARA CPI DAS PESQUISAS