Relator da segunda representação pede para ouvir Renan Calheiros



O presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), informou nesta terça-feira (21) que o senador João Pedro (PT-AM), relator da segunda representação encaminhada ao colegiado contra o presidente do Senado, Renan Calheiros, quer ouvir o senador por Alagoas sobre as denúncias publicadas pela revista Veja de que teria intercedido politicamente a favor da cervejaria Schincariol. Quintanilha informou também que, ao receber, na segunda-feira (20), o requerimento solicitando a oitiva, já despachou documento para a Presidência do Senado.

- Já notifiquei o Renan de que ele tem cinco dias para responder ao requerimento do relator - afirmou Quintanilha à imprensa, referindo-se aos prazos previstos no Código de Ética e Decoro Parlamentar.

Renan Calheiros responde a três processos no Conselho de Ética, todos originados de representações que se basearam em denúncias publicadas na revista Veja. De acordo com a revista, Renan teria utilizado prestígio político para beneficiar a cervejaria Schincariol junto ao Instituto Nacional do Seguro Social ( INSS) e à Receita Federal depois de a empresa ter pagado R$ 27 milhões por uma fábrica de refrigerantes de um irmão de Renan, o deputado Olavo Calheiros (PMDB-AL). Na matéria, Veja afirma que a fábrica estava prestes a fechar e não valia mais do que R$ 10 milhões.

Um outro processo apura se o parlamentar por Alagoas tinha parte de suas despesas pessoais pagas por um funcionário da construtora Mendes Júnior e, uma terceira representação pede que se investigue se Renan teria comprado, em parceria com o usineiro João Lyra, e registrado em nome de "laranjas", duas emissoras de rádio e um jornal em Alagoas.

Questionado sobre a escolha do relator dessa última representação, Quintanilha afirmou que ainda não encontrou um nome porque os membros do Conselho de Ética estão envolvidos com outras tarefas legislativas. No entanto, o presidente do colegiado não descarta a possibilidade de designar o mesmo trio de senadores responsável pela relatoria do processo que investiga se Renan Calheiros possui renda suficiente para ter arcado com os valores de pensão que pagou à filha de três anos que tem com a jornalista Mônica Velloso.

- Gostei muito de trabalhar com os três relatores. Por isso, vou convidá-los novamente para que assumam essa nova relatoria - afirmou Quintanilha, ao referir-se aos senadores Almeida Lima (PMDB-SE), Marisa Serrano (PSDB-MS) e Renato Casagrande (PSB-ES).



21/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Pedro será o relator da segunda representação contra Renan

Relator da segunda representação contra Renan será indicado nesta semana

Relator de segunda representação contra Renan apresentará voto pelo sobrestamento das investigações

Relator de segunda representação contra Renan diz que toma decisão até o final desta semana

Relator de segunda representação contra Renan vai apresentar voto pela suspensão temporária das investigações

Agripino pede pressa na indicação do relator do caso Renan Calheiros