Agripino anuncia obstrução às votações em protesto contra permanência de Renan na presidência



O senador José Agripino (DEM-RN), em discurso no Plenário nesta terça-feira (7), anunciou que o Democratas e o PSDB vão obstruir as votações após a aprovação à Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, matéria incluída na pauta da ordem do dia desta terça. A obstrução se dará em protesto contra a permanência do senador Renan Calheiros na Presidência do Senado. Renan está sendo processado no Conselho de Ética por suposta quebra de decoro.

Agripino acrescentou que o seu partido e o PSDB entrarão com uma representação para que o Conselho de Ética investigue as novas denúncias a respeito da utilização de "testas de ferro" por Renan para a aquisição de veículos de comunicação em Alagoas.

Renan, que havia discursado pouco antes se defendendo destas denúncias, pediu a Agripino que não faça prejulgamentos e disse lastimar a precipitação da oposição. Disse que Agripino talvez não agüentasse "duas semanas de acusação" acerca dos "débitos com as instituições bancárias estatais que possui" e teria dado ao senador do Democratas todo o direito de defesa em tal situação, como deseja ver assegurado a ele mesmo.

Em resposta, Agripino argumentou que o pedido de investigação não tem qualquer cunho pessoal, e pediu:

-Se existe alguma acusação contra mim, que a deixe clara.

Agripino também anunciou que o senador Marco Maciel (DEM-PE) foi indicado pelo partido para assumir a presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) em substituição a Antonio Carlos Magalhães, que faleceu em julho último.

Arthur Virgílio

O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) mais uma vez pediu que o senador Renan Calheiros se afaste da Presidência do Senado para exercer seu "amplo direito de defesa".

- Vossa Excelência daria um belo gesto de presente à nação se prosseguisse no seu direito de fazer a defesa como senador, apeado provisoriamente da Presidência, num processo que haverá de correr celeremente - avaliou.

Virgílio ressaltou a necessidade de esclarecimentos sobre as acusações e lembrou que defende a imagem do Senado Federal, garantindo que nada pessoal jamais afetou a relação entre os dois.



07/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Agripino anuncia obstrução das votações até decisão sobre veto que viabiliza repasses a obras irregulares

Grupo de senadores anuncia reação contrária à permanência de Renan na Presidência

Renan nega que obstrução seja contra sua presença na Presidência

Agripino pede representação contra Renan e diz que os democratas vão obstruir votações

Saturnino registra protesto contra permanência da diretora da Rádio MEC

PSDB anuncia obstrução de votações no plenário