Agripino propõe obstruir votações na Câmara para forçar aprovação da Reforma Tributária



Ao ler nota da executiva de seu partido cobrando a votação imediata na Câmara dos Deputados do reajuste do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o líder do PFL, senador José Agripino (RN), propôs em Plenário, nesta quinta-feira (27), a obstrução da pauta de votações da Câmara como forma de pressionar o governo para a aprovação o projeto de reforma tributária.

Agripino declarou que apresentaria a proposta de obstrução ao líder de seu partido na Câmara, deputado Rodrigo Maia (RJ), e pediu ao líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), que fizesse o mesmo com relação ao líder tucano, deputado Juthay Magalhães (BA).

- Quando falamos em pressionar o governo federal para aumentar o valor dos repasses do FPM é para aprovar a reforma tributária. É para fazer cumprir o dispositivo já votado pelo Senado, e que está empacado na Câmara por inação do governo. Lá só se vota o que eles querem. O que não querem botam uma pedra em cima - disse.

Justificando a posição de seu partido, Agripino disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva descumpriu promessa feita aos prefeitos de aumentar em um ponto percentual a parcela da arrecadação federal que compõe o FPM. A promessa de Lula foi feita em março de 2005 durante a 8ª Marcha de Prefeitos à Brasília.

O senador acusou ainda o governo de impedir votações de interesse dos municípios na Câmara por meio da edição de número excessivo de medidas provisórias.

- Faz dois anos que o projeto está na Câmara. E é medida provisória em cima de medida provisória travando pauta e dificultando as votações- reclamou.

Em apartes, Arthur Virgílio, Alvaro Dias (PSDB-PR) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA) apoiaram a proposta de Agripino.



27/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mesquita Júnior diz que senadores podem obstruir votações no Senado para forçar aprovação de projetos de aposentados na Câmara

Antero propõe obstrução para forçar a Câmara a votar PEC paralela

José Agripino aponta falta de interesse do governo na aprovação da reforma tributária

Agripino anuncia que DEM vai obstruir votações até que sejam destinados recursos aos municípios

Agripino pede representação contra Renan e diz que os democratas vão obstruir votações

Mercadante faz apelo por aprovação da reforma tributária na Câmara