Mercadante faz apelo por aprovação da reforma tributária na Câmara



O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), dirigiu apelo nesta quarta-feira (26) aos deputados e governadores para que eles não descartem a reforma tributária, aprovada pelo Senado há cinco meses. De acordo com o líder, há boatos de que os governadores estariam pressionando para que a reforma não avance. Segundo ele, a mudança no sistema de tributação nacional envolveu um debate que durou quase uma década, que não pode ser simplesmente desprezado. Ele indagou se alguém pode ganhar com essa paralisia.

- Eu espero que a Câmara dos Deputados e os governadores não patrocinem essa decisão. Que a gente seja capaz de reconstruir o clima e o espírito ecumênico que pairou nas decisões tomadas neste Plenário e que envolveu o governo federal e todos os governadores - afirmou.

Mercadante lembrou que, no Senado, em três meses foi aprovada uma proposta de reforma tributária por unanimidade. Ela tinha princípios e apontava para a simplificação do sistema tributário e para a desoneração do setor produtivo, além de introduzir prioridade para o social, desonerando a cesta básica e o consumo de medicamentos e de energia para a população de baixa renda. Para o senador, o conjunto da proposta se aproximava do modelo adotado pelos países desenvolvidos, assegurando maior racionalidade tributária.

Em aparte, o senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA), ao compartilhar a indignação de Mercadante, disse que concordava que o país estaria jogando dez anos fora, caso a reforma não seja votada, mas assinalou que o problema não é só a pressão dos governadores, pois a Câmara também fez mudanças na proposta aprovada pelo Senado. O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) afirmou que a paralisação da proposta na Câmara já está se tornando um grave impedimento para o crescimento econômico, pela falta de clareza das regras do jogo.



26/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Agripino propõe obstruir votações na Câmara para forçar aprovação da Reforma Tributária

ACM RECEBE APELO DA CNI PARA ACELERAR REFORMA TRIBUTÁRIA

Aelton faz apelo para uma reforma tributária mais justa

Mercadante diz que há acordo técnico sobre a tributária, mas que falta aprovação dos líderes

Governo amplia proposta de reforma tributária depois de apelo dos estados

Expedito Júnior faz apelo à Câmara pela aprovação da transferência à União dos servidores de RO