Agripino quer reunir no Senado César Maia, Garotinho e Thomaz Bastos



O senador José Agripino (RN), líder do PFL, anunciou que senadores da oposição pretendem apresentar requerimento na quinta-feira (15) para que compareçam à Subcomissão de Segurança do Senado, para falar dos problemas de combate ao narcotráfico no Rio de Janeiro, o prefeito César Maia, o secretário de Segurança do Rio, Anthony Garotinho, e o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.

A idéia é reuni-los para discussão dos problemas que o Poder Público vem enfrentando no Rio para combater ao crime organizado. Explicou que, apesar de dizerem que há cooperação entre os poderes, na prática isso não está ocorrendo.

- Há muitas reclamações de um poder contra os outros e temos de estudar o que há realmente de fato, pois quem está perdendo com tudo isso não é só o Rio, mas o Brasil todo. Está correndo o mundo a foto de um dos mortos na guerra do narcotráfico sendo transportado em um carrinho de construção civil - afirmou.

Agripino Maia comentou ainda o depoimento de Waldomiro Diniz na CPI da Assembléia Estadual do Rio de Janeiro sobre a fita em que ele aparece pedindo propina ao empresário de jogos Carlos Cachoeira. Lembrou que Waldomiro afirmou que vinha sendo chantageado há tempos pelo repórter-fotográfico Mino Pedrosa.

- O curioso é que Waldomiro sustentou que comunicara essa chantagem a ministros do governo, entre eles o do Justiça, Márcio Thomaz Bastos. No momento em que o assunto chegou ao ministro, o governo deveria ter se preocupado. Mas o que vimos? Vimos Waldomiro pedir dinheiro ao Carlos Cachoeira - disse.

O senador pefelista disse que passou despercebida a afirmação do ministro Celso de Melo, do Supremo Tribunal Federal, que rejeitou liminarmente o mandato de segurança do PFL que pede que o presidente do Senado indique os membros da CPI dos bingos. Lá, sustentou, está clara posição do ministro de que a não-indicação fere o mandamento constitucional que dá às minorias parlamentares a oportunidade de investigação por CPIs. Observou que o mérito da ação ainda será julgado e essa visão do ministro mostra que o PFL obterá êxito em sua intenção.



13/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Agripino não descarta vinda de Thomaz Bastos ao Senado

Márcio Thomaz Bastos quer combater lavagem de dinheiro

Antero quer depoimento de Palocci e Thomaz Bastos na CPI dos Bingos

Renan diz que depoimento de Thomaz Bastos no Senado será mantido

Renan vai definir com líderes data de comparecimento de Thomaz Bastos ao Senado

Renan diz que acertará com líderes data para comparecimento de Thomaz Bastos ao Senado