Agripino relata participação do Brasil em reunião promovida pelo BID



Ao apresentar um balanço da 2ª Reunião Anual das Assembléias de Governadores, organizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Corporação Interamericana de Investimentos, realizada em Santiago do Chile, o senador José Agripino (PFL-RN) informou ao plenário que o Ministro do Planejamento, Martus Tavares, foi convidado pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal) para organizar um seminário sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal.

De acordo com o senador, os governos da Argentina do Chile e da Colômbia e de outros países apoiaram a realização do seminário sobre a lei aprovada ano passado pelo Congresso Nacional. O senador participou do encontro, que foi encerrado ontem (dia 21) em Santiago.

Segundo Agripino, o ministro mostrou-se preocupado com o fato de que inúmeras empresas que antes eram beneficiadas pelos créditos do BID deixaram de ser porque foram privatizadas. Martus também se mostrou favorável à criação de juros diferenciados para os empréstimos concedidos pelos BID. Desse modo, conforme o senador, os países em maior dificuldade econômica pagariam taxas menores.

Agripino disse que a Reunião Anual é uma oportunidade dos representantes dos países latino-americanos apresentarem um balanço da economia, com vistas a atrair investimentos externos, sejam estatais ou particulares. No encontro deste ano, além do presidente do Chile, Ricardo Lagos, também estiveram presentes os presidente da Argentina Fernando de La Rua e Jorge Battle, do Uruguai.

22/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo protesta contra ausência do Tocantins em reunião promovida pelo governo

MARINA RELATA PARTICIPAÇÃO EM REUNIÃO DA SBPC

Capiberibe relata participação em reunião sobre Alca

Eduardo Suplicy relata participação em reunião do Parlatino

Paulo Octávio relata participação de senadores brasileiros em reunião de parlamentos na ONU

Ana Amélia relata participação em simpósio de Harvard sobre o Brasil