MARINA RELATA PARTICIPAÇÃO EM REUNIÃO DA SBPC



"Que a Amazônia, além de ser sinônimo de moderno, também consiga ser eterna", disse hoje (dia 21) a senadora Marina Silva (PT-AC), ao relatar sua participação na 49ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em Belo Horizonte. No evento, ela fez uma conferência sobre o uso múltiplo da floresta amazônica, mostrando que é possível construir um modelo de desenvolvimento racional que leve em conta as peculiaridades da região.

- Em primeiro lugar, é bom ressaltar que a palavra amazônica, por natureza, é diversidade. Portanto, não podemos tratar nenhuma proposta de atividade econômica ali como sendo a solução única - disse a senadora em seu relato.

Na opinião de Marina Silva, o uso múltiplo da floresta comporta várias atividades, incluindo a exploração de madeira, a cultura agro-florestal e a agricultura, desde que sejam respeitados critérios de sustentabilidade. "Precisamos fazer uma revisão do modelo de desenvolvimento que impera na Amazônia. Os grandes projetos sempre fracassaram. O governo precisa incorporar as várias experiências de desenvolvimento sustentável que vem sendo realizadas na região", alertou a senadora.

Ela criticou os fundamentos teóricos que amparam a ocupação da região amazônica, entre eles o de que a floresta é homogênea e o de que a região é um vazio demográfico. Marina rejeitou a idéia do "deserto verde" e disse que a Amazônia é habitada e que a visibilidade conquistada pelos povos da floresta tornou mais difícil a idéia de um desenvolvimento baseado na colonização.

A senadora explicou que todos os recursos naturais da Amazônia podem ser explorados de forma sustentável, inclusive a madeira. Lembrando que, na infância, aprendeu a respeitar o meio ambiente em razão do receio que os povos da floresta tinham de ofender divindades, como a mãe-d'água (deusa dos rios), Marina Silva lamentou que a exploração realizada hoje tenha revogado esses mitos, não os substituindo por nenhum método mais eficaz de conservação dos seus recursos naturais.

21/07/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Capiberibe relata participação em reunião sobre Alca

Eduardo Suplicy relata participação em reunião do Parlatino

Agripino relata participação do Brasil em reunião promovida pelo BID

Paulo Octávio relata participação de senadores brasileiros em reunião de parlamentos na ONU

Inscrições abertas para a 66ª reunião da SBPC

'C&T em uma Amazônia sem Fronteiras' é o tema da reunião da SBPC