Agroindústrias e pousadas beneficiarão oito assentamentos na Bahia
Tecelagem, agroindústria de beneficiamento de frutas e pousada para ecoturistas rurais com energia solar e eólica são alguns dos serviços que serão instalados em oito assentamentos da Bahia, onde residem 848 famílias. Os serviços serão selecionados por por meio de edital, à à disposição das empresas interessadas desde a última quinta-feira (1º). As áreas de reforma agrária envolvidas estão situadas nas regiões do Semiárido, Chapada Diamantina e Recôncavo.
O processo licitatório, na modalidade Tomada de Preço, prevê um investimento de R$ 860 mil nas obras que, nessa etapa, envolvem apenas as estruturas físicas. Os equipamentos necessários serão licitados posteriormente. As propostas das empresas interessadas serão recebidas na sede do Incra/BA que fica na Avenida Ulisses Guimarães, 640, Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
Serviços
As intervenções para melhorar o atendimento aos turistas rural de base comunitária envolvem os assentamentos Eldorado, Bela Vista e Boa Sorte Una.
Com potencialidades para o ecoturismo de base comunitária que inclui duas grutas, três cachoeiras, trilhas e pinturas rupestres, o assentamento Boa Sorte Una, na Chapada Diamantina, terá a casa sede do assentamento adequada para uma pousada.
Segundo um dos coordenadores da Assessoria Técnica do Incra, Alberto Viana, está prevista, para o Boa Sorte Una, onde vivem 446 agricultores, a implantação de fontes de energia solar e eólica, sendo essa última fonte de energia, a primeira da Bahia, na área de uma comunidade familiar.
Já no Eldorado, que fica às margens da BA 420, que liga os municípios de Santo Amaro e Cachoeira, no Recôncavo será construído um centro receptivo com lojinha, restaurante, memorial histórico da reforma agrária e central de reservas para visitas.
O Eldorado, que possui 44 famílias, integra o Roteiro da Rede Nacional de Turismo Solidário e Comunitário (Turisol). A área recebe uma média de 300 turistas por ano, por ser um dos locais mais perto de Salvador a ter cacau e, de acordo com Viana, pelo interesse crescente de pessoas pela história da reforma agrária. Lá também é servida uma média de 20 refeições ao dia.
Viana conta que o assentamento Bela Vista, também em Santo Amaro, terá uma Casa de Hospedagem com três suítes, uma delas adaptadas para portadores de necessidades especiais. O Bela Vista já hospeda visitantes que fazem turismo solidário e vai ampliar essa capacidade e ter um espaço para realização de eventos.
Agroindústrias
As obras de infraestrutura da agroindústria viabilizará a produção de tempero caseiro e doce de frutas no assentamento São Matheus, localizado no município de Araçás. Segundo o coordenador, as 44 famílias poderão ampliar a produção dos 300 potes com 200 gramas em que levam um mês para produzir".
Com a agroindústria, eles irão ter a mesma produção em uma semana". Ele explica que as famílias aprenderam a técnica de produção de temperos através do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e já atendem a merenda escolar através da aquisição direta pela prefeitura de Araçás.
Também será implantada uma unidade de beneficiamento de caju, no assentamento Cajueiro, no município de Nova Soure. Além das 28 famílias do local, outras comunidades vizinhas irão se beneficiar da unidade. "Há muita perda do caju que lá vira lama, com a unidade o aproveitamento será integral", afirma o coordenador.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário
05/12/2011 21:02
Artigos Relacionados
Sistemas de abastecimento beneficiarão comunidades do norte da Bahia
Criação de assentamentos regulares cresce 73,2% em oito anos, diz Incra
Incra cria mais quatro assentamentos na Bahia
Evento no sul da Bahia divulga agroecologia e a sustentabilidade em assentamentos rurais
Agroindústrias impulsionam beneficiamento de frutas em Pernambuco
Agroindústrias impulsionam beneficiamento de frutas em Pernambuco