Água será o produto mais importante deste século, alerta especialista



A água vai fazer a diferença, de forma dramática, e se tornar o produto mais importante deste século. A previsão foi feita nesta terça-feira (8) pelo presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado, durante audiência pública realizada pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

Por isso, José Machado defendeu que a questão da água seja colocada de forma prioritária na agenda nacional, como forma de preservar os mananciais e fazer com que a sociedade use esse bem de forma mais racional. Ele também informou que a ANA está pressionando estados a criarem os respectivos órgãos gestores de recursos hídricos.

Apesar de deixar claro que o Brasil possui uma legislação moderna para o setor, José Machado reconheceu, entretanto, que ainda há muito por fazer, a começar por maiores investimentos.

Autora do requerimento que resultou na audiência pública, a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) reconheceu que a ANA vem crescendo e se afirmando cada vez mais na missão de regular o uso da água. Mas mostrou-se preocupada com a existência de conflitos da agência com a Secretaria Nacional de Recursos Hídricos (SRH) do Ministério do Meio Ambiente.

Em resposta, José Machado reconheceu a existência dos conflitos, mas observou que a ANA tem papel diferenciado, já que é uma agência de Estado, enquanto a SRH é um órgão de governo. Machado defendeu maior integração entre as duas instituições.

O senador Jefferson Praia (PDT-AM) disse que não estava satisfeito com a política de recursos hídricos para a Amazônia, observando que até os igarapés estão poluídos.



08/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Batista Motta diz que Geraldo Alckmin será o "Juscelino deste século"

Neuto de Conto diz que biodiesel e etanol serão as fontes de energia deste século

Viagem do presidente Lula à China será a mais importante, diz Eduardo Siqueira Campos

Tarifas de água e luz devem financiar preservação de florestas, diz especialista

Especialista alerta para "apagão" na formação de professores

Nos EUA, cachaça será reconhecida como produto tipicamente brasileiro