Alberto Silva apresenta proposta de restauração das rodovias brasileiras



O senador Alberto Silva (PMDB-PI) propôs a recuperação, em um ano, de 12.359 Km de rodovias federais. Segundo o senador, desde que o Brasil construiu uma extensa malha rodoviária para escoar, praticamente, todas as suas riquezas, um dos grandes problemas do país tem sido a manutenção, em condições aceitáveis, dessas rodovias.

De acordo com Alberto Silva, o projeto de restauração foi elaborado a partir de dados recolhidos, há cerca de dois anos, em órgãos relacionados à questão rodoviária, como a Confederação Nacional de Construtores de Estradas, a Associação do Transportadores de Carga e o Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (DNER). Na época, a mesma proposta foi apresentada ao presidente Fernando Henrique, porém não foi levada adiante pelas autoridades federais, disse o senador.

Nas pesquisas para a elaboração do programa, o parlamentar afirmou ter constatado que 1 milhão e 700 mil carretas perdiam quase 2 bilhões de litros de óleo diesel, por ano, por causa de estradas mal conservadas. Esse desperdício teria origem nas freadas, desacelerações e mudanças de rumo que os motoristas deveriam fazer para desviar dos buracos. Ainda segundo o senador, os estudos daquele período revelavam que seriam necessários R$ 1,85 bilhões para recuperação das rodovias federais. E, pela avaliação de Alberto Silva, essa quantia seria conseguida por meio de um aumento de R$ 0,06 em cada litro de óleo diesel consumido no Brasil. O parlamentar frisou, ainda, que os números estipulados há dois anos para o projeto continuam praticamente os mesmos.

Conforme Alberto Silva, a realização da restauração permitiria que dezenas de empresas de engenharia hoje paradas possam trabalhar, gerando vários empregos. E à medida que as estradas fossem recuperadas, o chamado -custo Brasil-, elevado no transporte rodoviário, cairia bastante, ressaltou o senador.

Além disso, sugeriu ao próximo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que organize uma Câmara de Gestão para a questão rodoviária, assim como feito com a energia no período do racionamento. Destacou, por fim, que está disposto a colaborar com novo presidente na restauração das estradas, assessorando todo o processo.

Biodiesel

Alberto Silva informou, também, que com o futuro funcionamento da usina-piloto de produção de óleo de mamona, o biodiesel produzido lá poderá contribuir com o projeto das rodovias. Isso porque as carretas poderiam usar esse combustível no lugar do óleo diesel. A usina-piloto funciona no Piauí e é coordenada pelo senador e administrada pela Universidade Federal do Piauí.



19/12/2002

Agência Senado


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