Alberto Silva cobra da União reforma urgente das rodovias



Ao salientar nesta quarta-feira (dia 9) a importância da malha rodoviária nacional na movimentação de cargas e passageiros, o senador Alberto Silva (PMDB-PI) cobrou urgência do governo federal na reforma e reconstrução das rodovias do país, a maioria delas em péssimo estado de conservação.

Segundo o senador, a reparação das rodovias pode ser financiada diretamente pelos usuários de veículos por meio de uma taxa de R$ 0,60 sobre o preço do litro do óleo diesel, cujo consumo anual é da ordem de 35 milhões de metros cúbicos.

- Sua arrecadação seria efetuada por ocasião da primeira venda do produto, isto é, na que as refinarias fazem para as distribuidoras, e transferida para uma conta bancária especialmente estabelecida para este propósito, para constituir um fundo emergencial de financiamento do programa de reabilitação das estradas - explicou o parlamentar.

Alberto Silva citou pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) em que foram avaliados aspectos da conservação geral, sinalização, condições do pavimento e engenharia das rodovias. A avaliação, acrescentou, constatou que 66% das rodovias pesquisadas estão classificadas entre péssimo e deficiente estado de conservação.

De acordo com Alberto Silva, a partir da década de 50 o governo investiu um considerável montante de recursos públicos na construção de uma rede nacional de rodovias com o objetivo de criar uma base sólida para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Estes recursos, informou, foram conseguidos por meio de impostos e de empréstimos internacionais e promoveram a construção de uma rede rodoviária de 70.749 km, de que 79% foram pavimentados.

O senador Eduardo Siqueira Campos (PFL-TO), em aparte, cumprimentou Alberto Silva pelo levantamento da situação atual das rodovias brasileiras, ressaltando que, no estado do Tocantins, é necessário recuperar grande parte da malha viária "para que os produtos importados e exportados possam circular com segurança e rapidez".

Segundo Alberto Silva, para recuperar as rodovias federais em mau estado de conservação seria necessário cerca de R$ 1,8 bilhão e as obras poderiam estar concluídas em no máximo 12 meses.

09/05/2001

Agência Senado


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