Alberto Silva: extinção da Rede Ferroviária Federal deve ser revista



O senador Alberto Silva (PMDB-PI) pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que reverta a decisão de extinguir a Rede Ferroviária Federal, tomada pelo governo anterior. Ele disse que nenhuma das concessionárias vem pagando ao governo os valores estabelecidos nos contratos de concessão.

Em pronunciamento nesta quinta-feira (30), o parlamentar - engenheiro ferroviário - informou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deu aos ferroviários um certificado segundo o qual nenhuma das concessionárias estaria cumprindo o pactuado. Para ele, é o caso de decretar a caducidade desses contratos.

- O presidente da República precisa suspender a extinção da Rede, talvez transformando-a em autarquia, para evitar descalabro que está acontecendo - afirmou.

O senador também denunciou outras determinações contratuais que estariam sendo descumpridas. As linhas, que antes ligavam todo o país, estão agora interrompidas. Exemplificou com seu estado, onde a linha parte de São Luís, passa por Teresina e Fortaleza, mas não tem continuidade depois de Recife.

- A concessionária não está cumprindo com o contrato assinado. Lá está escrito que ela tem de substituir dormentes, manter a linha em perfeito funcionamento, com pessoal qualificado para sua manutenção, além de remunerar devidamente ao governo federal - disse.

Para o representante piauiense, a extinção da Rede foi um dos piores erros do governo anterior. Ele afirmou que o presidente Lula, a seu ver interessado em corrigir os erros do passado, irá acatar a moção que lhe apresentará, para restabelecer o patrimônio da Rede, que chega a R$ 20 bilhões.



30/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Documentos da Rede Ferroviária Federal chegam ao Arquivo Público

Suspenso reajuste indevido a aposentados e pensionistas da Rede Ferroviária Federal

Papaléo pede ao governo que repense arrendamento da Rede Ferroviária Federal

Orçamento deve ser votado com ajuste para recompor perdas da Previdência e incluir receitas de imóveis da Rede Ferroviária

CPTM conquista duas vitórias no prêmio Revista Ferroviária 2008

Alberto Silva é o novo presidente da CI