Papaléo pede ao governo que repense arrendamento da Rede Ferroviária Federal
Ao citar estudo da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), que apurou que o Brasil poderia lucrar até R$ 10 bilhões ao ano se aumentasse a utilização das ferrovias para o transporte de cargas, o senador Papaléo Paes (PMDB-AP) pediu ao governo federal que repense o atual modelo de arrendamento da Rede Ferroviária Federal (RFFSA). Ele comentou que o arrendamento da empresa trouxe sérios prejuízos de ordem social e econômica. - A forma como vamos gerir o sistema de transportes nacional, principalmente no que tange ao incremento do modal ferroviário, será fundamental e terá implicações diretas não só no desempenho de nossa balança comercial, mas na economia como um todo. A RFFSA é um patrimônio da Nação que não pode ser negligenciado, sob pena de o perdermos para sempre – afirmou Papaléo. O senador pelo Amapá lembrou que em 1996 houve o processo de desestatização das ferrovias nacionais por meio de concessões e de arrendamentos com prazos que vão até 30 anos. Papaléo informou que a Federação das Associações de Engenheiros Ferroviários, em manifesto publicado recentemente, denunciou irregularidades na condução do processo de arrendamento. Segundo a entidade que agrega as associações de engenheiros ferroviários, disse Papaléo, o passivo da Rede Ferroviária Federal tem sido superestimado, gerando prejuízos ao erário público e reduzindo os valores a serem pagos pela iniciativa privada ao governo. O senador opinou que a revitalização da RFFSA não é inviável, como repetem algumas pessoas. Ao contrário, ele registrou que a empresa possui o segundo maior patrimônio imobiliário do país, com créditos de quase R$ 1 bilhão somente com a Companhia Vale do Rio Doce.
11/08/2004
Agência Senado
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