ALBINO BOAVENTURA EXIGE APOIO À AGRICULTURA



O senador Albino Boaventura (PMDB-GO) apelou ao governo para que adote uma política capaz de apoiar os agricultores brasileiros e aumentar aprodução agrícola nacional. Ele argumentou que as medidas tomadas pela equipe econômica para conter a inflação, como a abertura do mercado nacional à importação, deixaram os agricultores numa situação difícil, pois, sem incentivos à produção, eles não têm condições de concorrer com os produtos importados.

Albino Boaventura destacou que, conforme os números do governo, a safra de grãos esperada para 97-98 é de 78,8 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de apenas 0,25% em relação à última safra. Isso significa que o Brasil precisará importar, no balanço líquido, cerca de 10 milhões de toneladas para atender à demanda interna por grãos.

De acordo com o senador, isso significa uma grave estagnação da produção e um aumento da dependência do país ao produto importado. Para ele, "neste momento de crise nos mercados internacionais de capitais, continuar confiando na liquidez externa e na entrada no país de capitais autônomos para compensar o déficit nas transações correntes pode se revelar uma decisão arriscada demais".

Boaventura lembrou que o trigo, o arroz e o algodão são os produtos de maior carência de produção interna. O algodão, lembrou ele, mesmo apresentando um crescimento deprodução, tem estimativa de safra de 460 mil toneladas, ou metade da produção de 10 anos atrás. A soja, por sua vez, continua a ser exportada, mas é contrabalançada pela importação do milho.

- Em um país com tanta área agriculturável e clima ameno, isso constitui verdadeiro crime de lesa-pátria. O abandono da agricultura ainda nos sairá caro, estejamos certos - alertou.



21/11/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


GOIÂNIA ESTÁ EM FESTA, DIZ ALBINO BOAVENTURA

ALBINO BOAVENTURA TOMA POSSE NO SENADO

ALBINO BOAVENTURA HOMENAGEIA O ESCRITOR BERNARDO ÉLIS

ALBINO BOAVENTURA DESTACA HOMENAGEM DE ANTONIO POTEIRO

ALBINO BOAVENTURA HOMENAGEIA GOIÂNIA PELOS SEUS 67 ANOS

ALBINO BOAVENTURA LAMENTA MORTE DO DEPUTADO JOÃO NATAL