ALCÂNTARA ALERTA PARA RISCO DE DESERTIFICAÇÃO NO PAÍS



O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) chamou atenção nesta quarta-feira (dia 23) para o problema da desertificação que ameaça 60% do semiárido nordestino. Ele exortou o ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, a impulsionar programas para evitar um agravamento da situação. O risco de desertificação ameaça 30% do território mundial e foi objeto de conferência das Nações Unidas no ano passado, em reunião realizada em Recife, informou Alcântara.
Para evitar o agravamento da situação, na opinião do senador, é preciso uma ação vigorosa envolvendo governo e sociedade. No Brasil, acrescentou, o risco de desertificação não está restrito ao Nordeste, atingindo inclusive áreas dos estados do Rio Grande do Sul, Tocantins, Rondônia, norte de Minas Gerais e até mesmo São Paulo e Paraná.
Para Alcântara, ao invés de conviver harmoniosamente com a natureza, por ignorância ou cobiça o homem tem desenvolvido uma série de ações tipicamente predatórias que estão na origem do avanço das áreas de deserto no mundo. Por outro lado, lamentou, a humanidade tem-se mostrado impotente no combate ao fenômeno por ela mesma criado.

23/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


ALCÂNTARA ALERTA PARA OS PERIGOS DA DESERTIFICAÇÃO

Garibaldi alerta para risco da desertificação e defende a democratização do acesso à água

LÚCIO ALCÂNTARA ALERTA SOBRE PERIGOS DE DESERTIFICAÇÃO

ALCÂNTARA ALERTA PARA RISCO DE ENFRAQUECIMENTO DA FEDERAÇÃO

Eduardo Azeredo alerta para risco de 'desindustrialização' do país

ALCÂNTARA ALERTA PARA PROBLEMA DO SANEAMENTO BÁSICO NO PAÍS