ALCÂNTARA ANALISA PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NA SOCIEDADE BRASILEIRA
- Inegavelmente, as mulheres foram um dos atores sociais mais importantes a contribuir de maneira determinante para a modificação desses princípios ultrapassados. Até hoje, elas continuam na linha de frente em defesa de bandeiras cada vez mais modernas e atuais - afirmou.
Alcântara informou ainda que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), está havendo um crescente desinteresse das mulheres pelo casamento oficial e tradicional. Segundo esses dados, o percentual de mulheres entre 15 e 50 anos que preferiam viver uma relação informal com os seus parceiros passou de 6,6% em 1979, para 15,4% em 1996. O número de famílias chefiadas por mulheres que trabalhavam passou de 18% para 23%.
Outro dado apontado pelo senador como fator responsável pela ascensão social e econômica das mulheres no Brasil, é o avanço da escolaridade nas últimas duas décadas. Ele explicou que, enquanto os homens que completaram o segundo grau representam 14% da população total, as mulheres com o mesmo nível de instrução já atingiram os 17%.
- A ascensão feminina no Brasil, em todas as instâncias da vida social, política, jurídica e econômica, prova definitivamente que a nossa sociedade é uma das mais abertas do mundo. Apesar de termos o sangue latino, somos, ao mesmo tempo, um povo aberto às mudanças e com uma incrível capacidade de adaptação - concluiu Lúcio Alcântara.
01/12/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
ALCÂNTARA ANALISA PARTICIPAÇÃO DA MULHER NA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL
Walter Pinheiro destaca papel das mulheres na sociedade brasileira
Deputado diz que sociedade brasileira esconde participação do negro na independência do país
Programa Mulheres Mil busca assegurar presença feminina na sociedade brasileira
Sociedade Brasileira de Mastologia tenta tranquilizar mulheres com próteses mamárias
Vanessa Grazziotin cobra mais participação das mulheres na política brasileira