ALCÂNTARA APLAUDE DINAMIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE
Alcântara afirmou que, para ter acesso ao mercado, o trabalhador precisa ter escolaridade básica regular, associada a um nível de formação profissional compatível com as necessidades do setor produtivo. "Com a separação do ensino médio do profissionalizante, as portas foram abertas para corrigir um sistema que privilegiava a classe média e formava profissionais fora da realidade do mercado", analisou.
O programa de expansão do ensino profissionalizante já financiou, em apenas dois anos, conforme dados apresentados pelo senador, 132 escolas, e, no decorrer deste ano serão inauguradas mais 40 escolas. "No Ceará, foram criados 33 Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT), onde são oferecidos cursos básicos para trabalhadores rurais e urbanos, professores, empresários e para a comunidade em geral, dando-lhes oportunidades de desenvolvimento, emprego e renda", explicou.
Lúcio Alcântara afirmou que a dinamização da educação depende apenas de vontade política dos governantes e apoio das comunidades. "No Ceará, essa rede de escolas profissionalizantes além de formar mão-de-obra e possuir instalações para aulas práticas de ciências naturais, dispõe de equipamentos para videoconferências para permitir aulas à distância, evitando que jovens de cidades muito pequenas precisem sair de seus lares para estudar em centros maiores", explicou.
13/06/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
ARLINDO APLAUDE INCENTIVO AO ENSINO PROFISSIONALIZANTE
ALCÂNTARA APLAUDE DIRETRIZES DO BID
Alcântara aplaude visita de FHC ao Ceará
Paim diz que educação profissionalizante deve ser estimulada
ALCÂNTARA APLAUDE ATUAÇÃO DO COMUNIDADE SOLIDÁRIA
Quintanilha defende investimentos em educação profissionalizante rural