ALCÂNTARA: BRASIL DEVE TER PROJETO DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO
O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) defendeu a realização de uma discussão entre o governo, universidades, centros de pesquisa e demais representantes da sociedade para a criação de um projeto de desenvolvimento científico e tecnológico que cubra os interesses sociais, estratégicos e econômicos do país.
Alcântara acentuou que a pesquisa e o desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil são financiadas por instituições públicas. De acordo com o senador, não existe no país, "salvo ações isoladas, fruto de vontades pessoais e localizadas", um projeto de desenvolvimento que contemple o futuro do Brasil como grande potência e que seja "consistente com a vastíssima infra-estrutura existente e com os recursos investidos em formação de pessoal".
- Os EUA gastam cerca de 2,5% de seu PIB em pesquisa e desenvolvimento, tendo entrado na década de 90 com a seguinte distribuição relativa: 48% financiados pelo governo federal e 52% pela indústria privada. Essa diferença mostra, em primeiro lugar, a pujança do setor de desenvolvimento científico da América do Norte. Em segundo lugar, que até mesmo as empresas privadas investem em pesquisa quando se trata de garantir ou conquistar mercados e posições no ranking das maiores do mundo - ressaltou.
13/10/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Projeto de Saturnino regulamenta fundo de desenvolvimento científico
Brasil e Índia lançam chamada pública para desenvolvimento científico e tecnológico
Brasil investe mais de R$ 4 bilhões em Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Para Cristovam, além da abertura dos portos o Brasil precisa de desenvolvimento científico e tecnológico
Projeto que regulamenta Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico segue para o Plenário
CAE aprova projeto que aprimora modelo de gestão do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico