Projeto que regulamenta Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico segue para o Plenário



A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) aprovou nesta quarta-feira (10) parecer do senador Renato Casagrande (PSB-ES) favorável ao projeto de lei que regulamenta o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). O PLC 80/07, que tramita em regime de urgência, também recebeu parecer favorável na reunião desta quarta-feira da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde foi relatada pelo senador Adelmir Santana (DEM-DF). A proposição segue agora para deliberação no Plenário do Senado.

Entre as medidas previstas na proposta estão a criação de um Conselho Diretor e a possibilidade de os recursos do fundo serem utilizados em empréstimos a empresas. Casagrande destacou em seu relatório que o FNDCT destina-se a financiar a pesquisa no Brasil. O fundo, destacou Casagrande, contará com três modalidades de recursos: os não reembolsáveis, para projetos de iniciativa científica e tecnológica; os reembolsáveis, para financiamento a empresas e os de aporte de capital.

O projeto foi apresentado pelo Poder Executivo e aprovado na Câmara dos Deputados em setembro. Atualmente, a verba do fundo é composta principalmente pelos recursos dos fundos setoriais, os quais começaram a ser criados no final da década de 1990. A Presidência da República, na exposição de motivos da matéria, se compromete "a reduzir gradualmente o contingenciamento de recursos para o setor".

O relator da proposta na CCT, destacou que projeto semelhante de autoria do ex-senador Roberto Saturnino, foi aprovado no Senado e vetado pelo governo federal porque teria "vício de iniciativa", ou seja, não podia ter sido apresentado por um parlamentar e precisava ter origem no Executivo.

A gestão do fundo, de acordo com o projeto do Executivo, ficará a cargo de um conselho gestor composto por diversos órgãos do governo federal e por institutos de pesquisa. Além disso, o FNDCT terá um comitê de coordenação e a secretaria executiva do fundo ficará a cargo da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

O relator lembrou que o incentivo à ciência e à tecnologia tem forte ligação com o desenvolvimento do país. No Brasil, o setor recebe apenas 1% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo Casagrande, mas países que conseguem melhorar taxas de desenvolvimento investem pelo menos 2% do PIB em pesquisa, informou ainda o senador.

Renato Casagrande afirmou que não acatou as emendas propostas para garantir a rapidez da aprovação da matéria, uma vez que, se o projeto for modificado, terá que voltar para exame da Câmara dos Deputados. Casagrande espera que o FNDCT esteja regulamentado a partir de 2008.



10/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE aprova projeto que aprimora modelo de gestão do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

CAE vota projeto que aprimora modelo de gestão do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

CCJ vota regulamentação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Regulamentação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico vai à sanção

Regulamentação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico vai à sanção

CCJ aprova regulamentação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico