ALCÂNTARA: DESENVOLVIMENTO DEVE RESPEITAR MEIO AMBIENTE
O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) alertou que está longe o tempo em que se abraçava a tese do desenvolvimento a qualquer preço. Economia, agora, rima com ecologia, destacou o parlamentar, para quem a consciência ambiental, em escala planetária, criará obstáculos cada vez maiores aos projetos nacionais de desenvolvimento que não venham "casados com o adjetivo sustentável".
A assimilação desse novo conceito, por empresários e governantes, é uma necessidade e exige mudança de mentalidade, acrescentou Alcântara:
- É novo paradigma que empresas, governo e população necessitam aprender. Aprender não só por amor ao país, à qualidade de vida e por zelo pelas fontes - sempre esgotáveis - dos recursos naturais. Mas também por imposição internacional.
O senador destacou que os danos causados ao meio ambiente não se restringem à fronteira do país e que as instituições internacionais passaram a condicionar a concessão de empréstimos à análise rigorosa do impacto ambiental.
Um bom exemplo dessa nova atitude, disse o senador cearense, é o Relatório de Sustentabilidade Empresarial elaborado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável. "Ali está exposto o compêndio de ações levadas avante no sentido de lastrear os modernos conceitos de sustentabilidade, calcados na ecoeficiência", observou Lúcio Alcântara, para quem o documento "constitui prova de que o segmento empresarial se tem empenhado em fortificar o elo da corrente que ele representa":
- É passo importante. Mas não suficiente. Os outros elos precisam andar paralelamente. É o desafio dos brasileiros neste final de milênio. Espera-se que o governo revele, com ações práticas, o objetivo de andar nessa direção - concluiu o senador.
26/06/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
Zôo de SP ensina crianças a respeitar meio ambiente
Oficinas no metrô ensinam crianças a respeitar meio ambiente
Fátima Cleide: reforma tributária tem que respeitar meio ambiente
ALCÂNTARA: PESQUISA GENÉTICA DEVE RESPEITAR DIGNIDADE HUMANA
Meio Ambiente: Cartilha ambiental ensina estudantes a respeitar a natureza
Mesquita Júnior: desenvolvimento da Amazônia deve contemplar o povo e o meio ambiente