Alcântara destaca ações da Delegacia Regional do Trabalho no Ceará
Entre as medidas adotadas pelo núcleo, Alcântara ressaltou a implementação da Política Nacional de Integração de Pessoa Portadora de Deficiência, um conjunto de orientações normativas que asseguram o pleno exercício dos direitos individuais e sociais do deficiente.
A atuação da delegacia regional nesse sentido resultou, segundo informou o senador, na ocupação de 1.523 empregos por pessoas deficientes, entre maio de 2000 e abril de 2001, em 187 empresas da região metropolitana de Fortaleza. As empresas são obrigadas a preencher 1% do quadro funcional com portadores de deficiência ou com o trabalhador reabilitado.
Para Alcântara, a experiência da Delegacia Regional do Trabalho no Ceará é modelo para outras delegacias regionais, devido ao rigor na fiscalização e na avaliação das empresas obrigadas ao cumprimento percentual legalmente estabelecido. Na avaliação do senador, são exemplos como esse que permitem afirmar que as políticas públicas de combate à discriminação e promoção de igualdade de oportunidades no emprego têm atingido resultados positivos na construção de uma sociedade mais justa.
23/08/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alcântara destaca bom desempenho da indústria do Ceará
ALCÂNTARA DESTACA CRESCIMENTO DA ECONOMIA DO CEARÁ
LÚCIO ALCÂNTARA DESTACA MODERNIZAÇÃO DO CEARÁ
LÚCIO ALCÂNTARA ELOGIA TRABALHO DE ONG INDÍGENA DO CEARÁ
Alcântara destaca Plano de Educação Profissional do Ceará
ALCÂNTARA DESTACA CONSTRUÇÃO DO AÇUDE CASTANHÃO, NO CEARÁ