Alcântara destaca bom desempenho da indústria do Ceará



O crescimento da indústria cearense em 8,4% no ano passado, em relação a 1999, foi destacado pelo senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), que apresentou resultado de uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o comportamento do setor industrial do país no ano 2000. Alcântara comparou o desempenho da indústria cearense ao do Rio Grande do Sul, que cresceu 8,8% no mesmo período.

Os números da pesquisa, afirmou o senador, foram muito bem recebidos pelos analistas econômicos, pois o Brasil estava com sua produção industrial em queda nos dois anos anteriores - de 2% em 1998, e de 0,7 em 1999. Em 2000, o setor industrial registrou resultado positivo de 6,5% na média nacional.

De acordo com a pesquisa, os estados do Nordeste não apresentaram a mesma eficiência do Ceará. Em 1998, o resultado foi positivo (1,4%), e em 1999, negativo (0,7%). Além do Rio Grande do Sul e do Ceará, a média de crescimento nacional foi superada pelos estados de Minas Gerais (7%), Rio de Janeiro (6,7%) e Espírito Santo (6,6%). As indústrias de São Paulo obtiveram desempenho equivalente à média nacional, informou o senador.

Na avaliação de Alcântara, não só a indústria, mas todo o empresariado cearense "tem-se mostrado ágil e competente", respondendo aos desafios da economia globalizada. Ele destacou, em especial, o setor de turismo, e seu grande potencial no estado. O turismo, afirmou, "é o setor econômico que deverá apresentar os maiores índices de crescimento nas próximas décadas". O senador ressaltou que o turismo é uma indústria não é poluente e geradora de empregos em grande escala.

04/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


ALCÂNTARA DESTACA CRESCIMENTO DA ECONOMIA DO CEARÁ

LÚCIO ALCÂNTARA DESTACA MODERNIZAÇÃO DO CEARÁ

Lobão destaca desempenho da indústria apesar do racionamento de energia

Alcântara destaca Plano de Educação Profissional do Ceará

ALCÂNTARA DESTACA CONSTRUÇÃO DO AÇUDE CASTANHÃO, NO CEARÁ

Alcântara destaca programa de combate a pobreza rural no Ceará