ALCÂNTARA DESTACA ATUAÇÃO DO COMUNIDADE SOLIDÁRIA
Ao fazer um balanço das atividades realizadas pelo Comunidade Solidária, nos seus quase três anos de existência, o senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE)afirmou hoje (dia 22) que esse programa significa para o país uma alternativa que "mobiliza as forças da sociedade em prol da solução de nossas profundas injustiças sociais".
Conforme disse, programa experimenta novas formas de colaboração entre agentes públicos e privados, para enfrentar a miséria e a exclusão social. Na sua opinião, essa abordagem rompe com a visão assistencialista e clientelista de ação do passado e com idéia de que o desenvolvimento social é responsabilidade exclusiva do governo.
Alcântara ressaltou uma linha de atuação voltada para a interlocução política, pela qual o Comunidade Solidária busca construir consensos sobre temas sociais como a reforma agrária. A seu ver, o caráter inovador do trabalho do conselho consiste em desenvolver experimentos, vê-los testados, e uma vez avaliados, torná-los realizáveis na escala necessária para atender às demandas efetivas da sociedade.
No entanto, conforme lembrou, o combate à pobreza exige mobilização de recursos humanos e materiais do Estado e da sociedade. Nesse sentido, observou, "o conselho vem fomentando a disseminação do crédito popular e como resultado de seu esforço, o BNDES abriu dois programas dessa natureza: o BNDES Trabalhador e o BNDES Solidário".
Lúcio Alcântara destacou também o lançamento, na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, do Viva Cred, projeto baseado na experiência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que tem apoio operacional e financeiro da iniciativa privada.
22/10/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
ALCÂNTARA APLAUDE ATUAÇÃO DO COMUNIDADE SOLIDÁRIA
ACM ELOGIA ATUAÇÃO DE DONA RUTH NO "COMUNIDADE SOLIDÁRIA"
JOÃO ROCHA ELOGIA ATUAÇÃO DO CONSELHO DA COMUNIDADE SOLIDÁRIA
ALCÂNTARA DESTACA A ATUAÇÃO DA EMATERCE
ALCÂNTARA DESTACA IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DA FUNARTE
ALCÂNTARA DESTACA ÊXITO E ATUAÇÃO INOVADORA DO TCU