ALCÂNTARA DESTACA IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO NO COMBATE À MISÉRIA



O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) apontou quatro caminhos para combater a fome e a miséria no Brasil: a retomada do crescimento econômico, a adoção de políticas distributivas de terra, crédito e educação, metas para a redução do preço dos alimentos aos consumidores e um conjunto de políticas assistenciais dirigidas aos mais pobres. Segundo Alcântara, o desenvolvimento econômico é o fator principal para dar bem-estar à população.
- Cenários de estagnação diminuem o montante de riqueza nacional per capita, com conseqüências desastrosas para os mais pobres, que menos dispõem de mecanismos de defesa. Se os ricos enfrentam dificuldades, se a classe média se pauperiza, os pobres entram, de imediato, na indigência e passam de uma situação de pobreza para uma de miséria e fome - enfatizou.
Quanto à proposta da adoção de políticas distributivas de terra, crédito e educação, Alcântara disse que a totalidade dos serviços públicos tem papel relevante para a diminuição da pobreza. Ele frisou ainda que é fundamental assegurar a oferta pública equânime de serviços de saúde e saneamento básico em todas as regiões do país e camadas sociais.
Segundo o senador pelo Ceará, a redução dos preços dos alimentos aos consumidores é um mecanismo eficaz para melhorar o nível de vida dos mais pobres. "As políticas que resultem em ganhos de produtividade agropecuária, em redução de margens de lucro na distribuição de alimentos e aumento da oferta encontram-se nesse espaço", disse, ao comentar que o país carece de uma política mais eficiente voltada para a agricultura, para que haja aumento da área plantada.
Lúcio Alcântara também considerou ser importante a ampliação de políticas assistenciais como as de renda mínima, porque geram conseqüências a curto prazo, atendendo aos carentes, enquanto as demais providências se desenvolvem. "A entrega de dinheiro ou alimento a quem dele carece tem impacto imediato sobre o nível de desnutrição do beneficiário", afirmou. O senador disse que confia na aprovação, pelo Congresso, da emenda constitucional que cria o Fundo de Combate à Pobreza, que vai proporcionar recursos para o alcance dessas metas.

24/03/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


CNBB destaca-se na luta contra a opressão da miséria, afirma o senador Alcântara

Alcântara destaca importância do turismo

Alcântara destaca importância do trabalho das ONGs

LÚCIO ALCÂNTARA DESTACA IMPORTÂNCIA DO SENAI

ALCÂNTARA DESTACA IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DA FUNARTE

LÚCIO ALCÂNTARA DESTACA IMPORTÂNCIA DO IPHAN