Alcântara elogia descentralização dos incentivos à pesquisa científica
Com base no programa, explicou o senador, o Ministério inicia o ano de 2001 promovendo uma descentralização radical dos recursos e dos investimentos federais para a área. O Ministério dará ênfase a projetos comprometidos com a descentralização, como o Programa de Arranjos Produtivos Locais, o Programa Nacional de Biotecnologia, as ações regionais dos fundos setoriais, as ações do Programa Sociedade da Informação e os programas regionais de pesquisa e pós-graduação, entre outros.
Há ainda, conforme o senador, a intenção de implantar 80 plataformas tecnológicas nos estados, envolvendo governo e iniciativa privada. Ele acentuou que, com base nessa nova política governamental adotada para o setor, a produção e a investigação científica nacionais vão adquirir, nos próximos dois anos, "impulso jamais verificado".
Entre os vários projetos que serão desenvolvidos pelo Ministério a partir deste ano, Lúcio Alcântara destacou o Programa Nacional de Capacitação Tecnológica da População em curso no seu estado, o Ceará. O programa é voltado para a implantação de projetos que visam a capacitação, a difusão tecnológica e o suporte às economias locais.- A experiência cearense nesse domínio tem comprovado o acerto da iniciativa. De tão exitoso, o pioneirismo da experiência no Ceará rendeu ao resto do país a extensão do projeto e será implantado nos 27 estados da União - frisou o senador.
Segundo Lúcio Alcântara, o Programa Nacional de Capacitação Tecnológica terá recursos governamentais de R$ 675 milhões, e mais R$ 200 milhões anuais para bolsas de contratação de pessoal.
21/02/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Augusto Botelho elogia descentralização dos incentivos à cultura
Mozarildo apoia pedido de incentivos para pesquisa científica na Amazônia Legal
ALCÂNTARA PROPÕE PRIORIZAR PESQUISA CIENTÍFICA NACIONAL
LÚCIO ALCÂNTARA ELOGIA A FUNDAÇÃO CEARENSE DE AMPARO À PESQUISA
Pesquisa: Fapesp aumenta a verba destinada a bolsas para pesquisa científica
LÚDIO COELHO ELOGIA NA TV DESCENTRALIZAÇÃO DA REFORMA AGRÁRIA