Augusto Botelho elogia descentralização dos incentivos à cultura



O senador Augusto Botelho (PDT-RR) parabenizou o Ministério da Cultura por promover a descentralização da aplicação de leis de incentivo cultural no país. Embora reconhecendo a importância cultural do Rio de Janeiro e de São Paulo, o senador disse não concordar com a concentração dos incentivos nesses dois estados. A descentralização, disse atende a reivindicações da sociedade feitas nos seminários Cultura para Todos, realizados desde junho em várias cidades brasileiras.

Augusto destacou o apoio à Orquestra Roraima Jazz em uma turnê que iniciou no mês de outubro, abrangendo 12 cidades do estado, além de Manaus, Caracas, na Venezuela, e Georgetown, na Guiana. De acordo com o senador, o grupo tem em seu repertório diversos ritmos e gêneros, como tango, bolero, chorinho, forró, valsa, salsa, merengue e mambo.

O senador ressaltou a importância da incursão da orquestra na Guiana e na Venezuela para a promover a integração do Brasil com outros países sul-americanos. Ele lembrou um convênio cultural com a Guiana, firmado há 30 anos, e que nunca foi concretizado.

- Embora de uma dimensão modesta, o incentivo à cultura de Roraima revela que o Ministério da Cultura se mostra sensível a reivindicações e disposto a engajar-se em um louvável processo de mudança, relevante para o desenvolvimento cultural de nosso país - afirmou.



09/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alcântara elogia descentralização dos incentivos à pesquisa científica

Augusto Botelho elogia a "lei seca" para o trânsito

Augusto Botelho elogia escola-modelo do Sesc

Augusto Botelho elogia Estratégia Nacional de Defesa

Augusto Botelho elogia atuação da Embrapa nos seus 37 anos

Augusto Botelho elogia campanha antitabaco do Ministério da Saúde