ALCÂNTARA ELOGIA IMPLANTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO



O novo ensino médio, que substituirá o 2º Grau, mudará o perfil da educação brasileira, preparando o jovem para a vida, o trabalho e a cidadania, disse o senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE). Para o senador, o novo sistema representa uma forma inovadora de levar a revolução do conhecimento às escolas brasileiras.

Alcântara, que elogiou o trabalho realizado pelo ministro da Educação, Paulo Renato, explicou que o cerne da proposta do governo federal é mudar o foco do processo educativo no ensino médio, oferecendo ao jovem um currículo flexível, com suficiente latitude para responder às necessidades pessoais e às peculiaridades regionais. O senador acrescentou que a velha concepção de grade curricular, uma espécie "de cárcere solitário a que cada disciplina estava condenada", será substituída por parâmetros curriculares.

- O que se quer é substituir a quantidade pela qualidade, isto é, promover uma aprendizagem significativa, fundamentalmente assentada na realidade concreta da vida. Em suma, trabalhar com a Física de modo a entender, por exemplo, os mecanismos de funcionamento de um telefone celular; com a Matemática, o significado da incidência de juros sobre uma compra a prazo - afirmou.

Para o parlamentar, o novo ensino médio nasce comprometido com o pensamento crítico e com a cidadania.

26/10/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


LÚCIO ALCÂNTARA APLAUDE SUCESSO DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO

ROMERO JUCÁ ELOGIA MINISTRO PAULO RENATO PELAS MUNDAÇAS NO ENSINO MÉDIO

Novo modelo de Ensino Médio em tempo integral ainda tem vagas

Programa educacional que une ensino médio ao ensino técnico está com 20 mil vagas

Estado e USP fecham parceria para ensino científico ao Ensino Médio

Lúcio Alcântara recomenda implantação de pólos econômicos