Lúcio Alcântara recomenda implantação de pólos econômicos



O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) enalteceu, nesta sexta-feira (dia 30), um estudo realizado pela vice-governadoria do Ceará sobre a implantação de pólos econômicos, os chamados clusters. De acordo com Alcântara, nestes pólos, pequenas e médias empresas de um mesmo setor funcionam integradas, por meio da instalação de suas plantas fabris em um mesmo espaço geográfico.

O histórico do clusters de São João do Araru-CE foi relatado pelo senador. Na cidade há fábricas de móveis de madeira, estimuladas pelo governo do estado, que passou a comprar carteiras escolares fabricadas na localidade. Alcântara salientou que há grandes vantagens econômicas provenientes da implantação de um pólo como esse.

- Com os clusters, pequenas e médias empresas podem usufruir de economias de escala às quais não teriam acesso se produzissem isoladamente - afirmou, propondo a disseminação de clusters como alternativas para o desenvolvimento. Ele destacou a facilidade para formar parcerias em que se compartilham riscos, custos de produção e de treinamento de mão-de-obra.

De acordo com o estudo, o tempo para a implantação de um pólo setorizado, em que numerosas empresas de médio porte se complementam, é de apenas 10 anos, o que facilita as ações governamentais neste sentido. O prazo para a maturação de um clusters, segundo Alcântara, era de 50 anos, no início do século XX. O senador lembrou que no Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul, funciona um bem sucedido clusters, que se transformou em um pólo exportador de calçados.

30/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcio Alcântara homenageia bibliotecários

Lúcio Alcântara despede-se do Senado

LÚCIO ALCÂNTARA SAÚDA LANÇAMENTO DO PPA

LÚCIO ALCÂNTARA HOMENAGEIA DIA DO FOLCLORE

LÚCIO ALCÂNTARA HOMENAGEIA INPE

Lúcio Alcântara comenta o aumento da pobreza