ALCÂNTARA ELOGIA MANUAL DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO



O Manual de Educação para o Trânsito, publicação lançada em uma parceria do Senado Federal, por meio da Subsecretaria de Edições Técnicas, com a Associação Brasileira de Educadores do Trânsito, foi apontado pelo senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) como "um elemento de grande importância nesta batalha que o Brasil move, ainda que sem a intensidade necessária, contra os acidentes automobilísticos".

O livro, que tem apresentação do senador José Sarney (PMDB-AP), é dividido em cinco capítulos, que tratam da prevenção de acidentes, de primeiros socorros, noções de mecânica e manutenção de veículos, legislação de trânsito e relações humanas, abrangendo, conforme acentuou Alcântara, "todas as facetas do problema".

No capítulo sobre relações humanas, são listados os desajustes sociais e pessoais que podem levar uma pessoa a causar acidentes. Já no capítulo referente à prevenção de acidentes, o livro apresenta o decálogo do motorista defensivo, ou seja, 10 mandamentos que o motorista deve obedecer para evitar acidentes.

Lúcio Alcântara destacou trecho da apresentação do trabalho em que Sarney afirma que "o Brasil, infelizmente, ostenta o desonroso título de campeão mundial de acidentes de trânsito". De acordo com Alcântara, "temos esse título há muitos anos e, a despeito de sucessivas campanhas educativas de trânsito, não conseguimos reduzir o número de mortos e feridos".

- A entrada em vigor do novo Código Nacional de Trânsito, que está para ser votado na Câmara dos Deputados, certamente vai contribuir nesta luta. A nova lei prevê penas mais severas para os infratores, ao contrário da legislação atual, que tem mais de 30 anos e foi elaborada quando a nossa frota de veículos mal chegava a 500 mil unidades. Ora, só no ano passado, 910 mil novos carros foram incorporados à frota brasileira. Hoje, estima-se que opaís tenha 27,5 milhões de veículos, número que deverá dobrar em apenas 10 anos. Portanto, temos de nos preparar para esse tempo, adotando livros como o Manual de Educação para o Trânsito - disse Alcântara.



25/11/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rocha elogia edição de cartilha sobre educação no trânsito para crianças

Lúcio Alcântara que implantar sistema manual para votações secretas

Educação para o trânsito poderá fazer parte do currículo da educação básica

Educação para o trânsito pode entrar no currículo da educação básica

CARLOS BEZERRA ELOGIA MANUAL DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA

CARLOS BEZERRA ELOGIA MANUAL DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA