Lúcio Alcântara que implantar sistema manual para votações secretas



A violação do painel de votação eletrônica do Senado levou o senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) a apresentar projeto estabelecendo um novo método para as votações secretas. A proposta estabelece que as votações sigilosas sejam feitas através de esferas de cores diferentes que serão depositadas numa urna apropriada.

Na justificação da proposição, Lúcio Alcântara argumenta que a violação do painel demonstra que o sistema eletrônico utilizado "é de total inconveniência para as votações secretas". Segundo explicou, o painel foi projetado exatamente para permitir a identificação dos votos dos senadores, uma vez que a votação ostensiva é, como não poderia deixar de ser, a regra para as deliberações de todas as Casas Legislativas.

- Assim na verdade, - acrescentou o parlamentar - a utilização do sistema para as votações secretas representará, sempre, uma exceção às suas rotinas normais, restando, em todas as ocasiões, uma dúvida sobre a inviolabilidade dos votos.

Na avaliação do senador pelo Ceará, do ponto de vista prático, a utilização do sistema manual de votação e com a contagem numérica, sempre será rápida e pouco controversa, sobretudo dentro de colégio eleitoral de 81 integrantes. Além disso, justificou, essa providência servirá para aumentar a credibilidade das decisões da Casa, "espantando, de vez, dúvidas porventura existentes sobre elas".

17/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


LÚCIO ALCÂNTARA DEFENDE UM SISTEMA PREVIDENCIÁRIO DIFERENTE

LÚCIO ALCÂNTARA DEFENDE DISCUSSÃO SOBRE SISTEMA DE COMUNICAÇÃO DE MASSA

LÚCIO ALCÂNTARA PEDE RAPIDEZ NA REFORMA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Jader determina suspensão do painel eletrônico do plenário para votações secretas

PEC que acaba com votações secretas vai a Plenário

Camata quer apressar o fim das votações secretas no Congresso