Alcântara registra centenário do nascimento de Pedro Aleixo
Pedro Aleixo iniciou sua carreira política em 1933 como deputado quando integrou a Comissão de Reforma do Colégio Eleitoral e a Comissão de Constituição e Justiça. Em 1937, foi eleito presidente da Câmara dos Deputados, exercendo o cargo até o golpe do Estado Novo desferido por Getúlio Vargas.
Alcântara lembrou os esforços de Pedro Aleixo na luta pela democracia e pela liberdade durante os períodos de repressão que o país atravessou. Passado o Estado Novo, Aleixo contribuiu na elaboração da nova Constituição como deputado estadual e foi eleito deputado federal em 1959.
Ao ratificar a posição democrática de Aleixo, o senador afirmou que o político esteve "entre os que mais lutaram por uma solução pacífica" no episódio da tentativa de golpe em 1961. Pedro Aleixo quando vice-presidente da República em 1968, acrescentou Alcântara, foi a única voz no Conselho de Segurança Nacional a se opor ao Ato Institucional nº 5.
A última ação política de Pedro Aleixo ressaltada pelo senador foi a criação do Partido Democrata Republicano (PDR). As lições de Pedro Aleixo, disse Alcântara, deixam "a certeza de que nação alguma conseguirá atingir seus mais elevados propósitos se não for pelo caminho da lei, da justiça e da democracia".
02/08/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado homenageia centenário de nascimento de Pedro Aleixo
Jucá destaca centenário de nascimento de Pedro Aleixo
Alcântara homenageia poeta cearense pelo centenário de seu nascimento
LÚCIO ALCÂNTARA HOMENAGEIA CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE GUSTAVO CAPANEMA
Dornelles destaca centenário de nascimento do ex-senador João Pedro Gouvêa Vieira
Valadares registra centenário de nascimento de ex-senador Walter Franco