Alcântara: modernidade marcou obra de Drummond
Primeiro senador a discursar na homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade, Lúcio Alcântara (PSDB-CE) destacou o aspecto -intrigante- da obra do autor, que é, em sua opinião, a modernidade, representada pela simplicidade da poesia. O senador observou que, tradicionalmente e até o advento de Drummond, esse ramo da literatura expressava-se por um texto obscuro e, ao mesmo tempo, convencional.
A linguagem, disse o senador, mostrava-se opulenta e luxuriosa em um estilo que utilizava os recursos clássicos da retórica. O poeta mineiro, acrescentou Alcântara, com a simplicidade de sua poesia e -por fugir às regras da tradição, desconcertou o leitor habitual de poemas- que, no entanto, em pouco tempo, estava encantado por aquele novo estilo de fazer poesia.
- Os poemas de Drummond são de tal modo singelos e significativos que democratizaram a poesia e tornaram-se amados pelo grande público - enfatizou.
Alcântara frisou, também, a consagração do homenageado entre os críticos literários e a riqueza da obra drummondiana que, segundo ele, -quebrou os tabus da dificuldade em se comunicar com o outro e o semelhante-. Elogiou, ainda, a coerência ética do poeta, que adotava a simplicidade em outros aspectos de sua vida, recusando demonstrações de bajulação ou títulos honoríficos.
31/10/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Drummond fala de Drummond
ALCÂNTARA DENUNCIA ROTATIVIDADE DE MÃO-DE-OBRA NO SETOR DE SAÚDE
ALCÂNTARA EXALTA A VIDA E A OBRA DE DIAS GOMES
ALCÂNTARA REGISTRA INAUGURAÇÃO DE OBRA CULTURAL NO CEARÁ
ALCÂNTARA QUER DEFINIR MELHOR CONCEITO DE OBRA IRREGULAR
Modernidade aperfeiçoa atendimento do Detran-SP