ALCÂNTARA PROPÕE REVISÃO DA CONSTITUIÇÃO A CADA CINCO ANOS



O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) apresentou proposta de emenda que permite ao Congresso rever a Constituição a cada cinco anos, já a partir de 1999. Conforme a proposição, a revisão poderá ser de iniciativa de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados e do Senado Federal; do presidente da República; ou ainda da metade mais uma das Assembléias legislativas, manifestando-se cada uma delas pela maioria absoluta dos seus membros.

Pela proposta, as alterações à Constituição federal serão discutidas e votadas em cada Casa do Congresso, em dois turnos, considerando-se aprovadas as que obtiverem, em ambas, a maioria absoluta dos votos dos membros da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Lúcio Alcântara argumenta que rever a Constituição não significa que esta seja imperfeita ou que precise se adaptar aos governos, que mudam a cada quatro anos. Significa, a seu ver, dotar o Brasil de uma Constituição atual e real que atenda, como um documento político, à "sociedade que estrutura com o Estado que organiza".



18/06/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil terá inventário florestal atualizado a cada cinco anos

César Borges critica pedido de revisão de licenças ambientais emitidas na Bahia nos últimos cinco anos

CCJ aprova projeto que propõe acabar com analfabetismo em cinco anos

Alvaro Dias propõe permanência de jogador por cinco anos no clube que o formou

João Ribeiro propõe defeso especial de cinco anos para recuperar rios ameaçados

Uma a cada cinco mulheres que faz teste de HIV é casada