ALCÂNTARA QUER OUVIR GOVERNO SOBRE "GRUPO VERDE"



O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) sugeriu hoje (dia 9), à Comissão de Relações Exteriores, que convide autoridades do governo para o esclarecimento de notícia publicada pela revista Istoé sobre a criação de um "grupo verde" pelo governo norte-americano, destinado a "guardar a floresta amazônica".

- Essa notícia é preocupante. Diz a matéria da revista que a informação teria sido dada pela tenente da Marinha americana Jane Campbell, porta-voz do Comando Sul dos EUA. Mais tarde, ela teria desconversado sobre o assunto. Mas não podemos esquecer que existe aquela velha história da internacionalização da Amazônia. O Senado tem a obrigação esclarecer o assunto - disse.

Alcântara leu trechos da notícia, destacando uma parte que menciona a existência de campos de treinamento das "tropas verdes", os quais já teriam sido visitados por jornalistas latino-americanos. O senador ressaltou uma declaração do embaixador do Brasil nos EUA, Paulo Tarso Flecha de Lima, para quem o Brasil "não necessita de tutela na preservação" de seu território.

Em aparte, o senador Bernardo Cabral (PFL-AM)afirmou que, apesar das contestações do embaixador do Brasil, "o assunto é mais grave do que se pensa e, por isso, não pode cair no vazio". Ramez Tebet (PMDB-MS), ex-relator da comissão do Senado que investigou denúncias sobre o Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam), sustentou que a região "ainda é extremamente cobiçada internacionalmente" e, por isso, é necessário que o governo brasileiro tome medidas que levem à sua rápida ocupação.



09/06/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Hélio Costa quer ouvir ministro da Defesa sobre acordo para uso comercial da Base de Alcântara

CRE quer ouvir Celso Amorim sobre apoio do governo ao Irã

Subcomissão quer ouvir representantes do grupo de desenvolvimento da indústria cinematográfica

Governo quer ouvir a sociedade sobre contratação de equipamentos de rede

ALCÂNTARA ACONSELHA GOVERNO A OUVIR PROPOSTAS SEM PRECONCEITO

Arthur Virgílio quer ouvir ministros sobre política cultural do governo