Hélio Costa quer ouvir ministro da Defesa sobre acordo para uso comercial da Base de Alcântara
O senador Hélio Costa (PMDB-MG), presidente da Subcomissão da Ciência e Tecnologia da Comissão de Educação do Senado, comunicou ao Plenário a apresentação de requerimento convidando o ministro da Defesa, José Alencar, para explicar à subcomissão as bases do novo Acordo de Salvaguardas Tecnológicas Brasil-Estados Unidos, que norteará o uso comercial da Base de Alcântara (MA).
Hélio Costa manifestou, em discurso nesta quarta-feira (1º), sua preocupação com a defesa da soberania nacional, lembrando que o acordo somente poderá entrar em vigor depois de referendado pelo Congresso Nacional.
O texto do acordo anterior, firmado entre os dois países durante o governo Fernando Henrique Cardoso, sofreu modificações substantivas no Congresso, uma vez que os congressistas alegaram haver ameaças à soberania nacional. Assim, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva decidiu retirá-lo de pauta e elaborar novo acordo.
Federação do Comércio de Minas
Hélio Costa registrou os 66 anos de fundação da Federação do Comércio de Minas Gerais, parabenizando seu atual presidente, Renato Rossi, e lembrando com reverência a figura de seu fundador, José de Magalhães Pinto.
O senador aplaudiu a iniciativa da federação de editar uma publicação intitulada Belo Horizonte e o Comércio em Cem Anos, em parceria com a Fundação João Pinheiro, para resgatar a história da cidade, no ano em que completa seu primeiro centenário.
> Saturnino vê falta de vontade política para solucionar problema da Varig
01/12/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores vão ouvir ministro sobre providências tomadas para reconstruir Base de Alcântara
Hélio Costa quer revisão urgente do acordo da dívida de Minas com a União
Hélio Costa quer que José Alencar exponha termos de acordo entre Brasil e Estados Unidos
Carlos Bezerra condena acordo com EUA sobre base de Alcântara
Senado aprova acordo sobre participação da Ucrânia na base de Alcântara
Jobim fala na CRE sobre estratégia nacional de defesa e desativação da Base de Alcântara