Subcomissão quer ouvir representantes do grupo de desenvolvimento da indústria cinematográfica



A Subcomissão Permanente de Cinema, Comunicação Social e Informática deverá votar em sua reunião desta quinta-feira (dia 24), às 9h30, requerimento do seu presidente, senador Freitas Neto (PFL-PI), convidando integrantes do Grupo Executivo de Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica (Gedic) para falar sobre as atividades do colegiado.

Criado em novembro de 2000, o Gedic reúne representantes da classe cinematográfica e do governo. Sob a coordenação do ministro-chefe da Casa Civil, Pedro Parente, o grupo estuda medidas que poderão ser tomadas com vistas à criação de uma estrutura para uma futura indústria cinematográfica no país. O Gedic pretende propor alterações na legislação e examina a possibilidade de criação de uma Agência Nacional de Cinema. A subcomissão pretende acompanhar as atividades do grupo e estabelecer um diálogo com o governo federal para contribuir na formulação de uma nova política para o cinema nacional.

Na mesma reunião, a subcomissão também deverá determinar o dia e o horário em que fará suas reuniões. Segundo Freitas Neto, os senadores que integram a subcomissão tomarão por base para realizar seus trabalhos o parecer do senador Francelino Pereira (PFL-MG), que foi o relator da Subcomissão Provisória do Cinema Brasileiro. Ela funcionou no período de junho de 1999 a dezembro de 2000, também no âmbito da Comissão de Educação.

23/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governador recebe representantes da indústria cinematográfica nesta terça-feira

Subcomissão vai realizar debate sobre contribuição para indústria cinematográfica

Senadores vão ouvir na terça representantes da indústria sobre a crise

Subcomissão de Erradicação da Miséria vai ouvir ministra do Desenvolvimento Social

Oposição quer ouvir Daniel Dantas e representantes do Citigroup na CCJ

ALCÂNTARA QUER OUVIR GOVERNO SOBRE "GRUPO VERDE"