Alcântara quer preservar a Amazônia
O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) aplaudiu a iniciativa de se publicar um verdadeiro mapa da biodiversidade amazônica, para dar ao governo e à sociedade brasileira condições de superar o extremo desconhecimento da região que ainda existe no Brasil. A publicação Biodiversidade na Amazônia Brasileira identifica os sítios mais importantes da biodiversidade, bem como o que se deve fazer para preservá-los, explicou o senador.
Segundo Alcântara, não se pode confundir preservação com intocabilidade. Mas é significativa a seleção das áreas prioritárias de biodiversidade, onde os poderes públicos e as organizações devem se debruçar para proteger, dirigir pesquisas para usufruir dessa riqueza de maneira inteligente. "São os tesouros preciosos da vida que podem ser transformados em produtos e serviços para atender a toda a humanidade, na forma de medicamentos, tecnologias limpas e outros, identificados por pesquisas do genoma", afirmou.
A publicação mostra a verdadeira natureza da vegetação da região, identificando as áreas de floresta tropical densa, de savanas, matas de campinas, campos, etc. Conforme Alcântara, pelos mapas é possível visualizar também as áreas que foram alteradas pela ação humana, o que dá uma idéia aproximada do grau de comprometimento da floresta.
Para o senador, a publicação será muito útil para os legisladores do Congresso, que poderão decidir sobre a Amazônia com uma orientação segura sobre as riquezas mais visíveis, como madeiras, minerais e terras para cultivo, bem como as escondidas, como as decorrentes da biodiversidade.
15/03/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Capiberibe quer preservar a água e a biodiversidade da Amazônia
Alcântara diz que é preciso preservar patrimônio natural do país
WWF elogia Brasil por preservar Amazônia
Projeto de Lúcio Alcântara tenta preservar receita de ICMS sobre a energia elétrica
Diretor do Ibama destaca importância de explorar e preservar Amazônia
Fortalecimento da OTCA ajudará a preservar a Amazônia, dizem debatedores