Jucá destaca centenário de nascimento de Pedro Aleixo
Deputado federal por várias legislaturas, ministro da Educação e Cultura e vice-presidente da República no regime militar, recordou Jucá, Aleixo nunca demonstrou apego aos cargos, "preferindo, às honrarias e ao poder, a convivência com suas convicções democráticas e humanistas".
Jucá recordou a atuação de Pedro Aleixo como advogado, professor de Direito, escritor e jornalista, sua eleição para a Academia Brasileira de Letras e sua participação na fundação do jornal O Estado de Minas. Ele destacou, no entanto, a atuação política de Aleixo "que o notabilizou como um dos homens públicos mais importantes de sua época". Jucá citou o trabalho de Aleixo como constituinte, em 34, e sua resistência ao regime autoritário de Getúlio Vargas. Tendo apoiado o regime militar de 1964, foi líder do governo Castelo Branco e vice de Costa e Silva.
A participação de Aleixo no governo militar, ressaltou Jucá, não significou um alinhamento automático com as decisões que eram tomadas. Lembrou que Aleixo foi voto vencido quando da edição do Ato Institucional nº 5, que, segundo ele, representaria um perigo para a ordem institucional. Mais tarde, acrescentou, a Junta Militar o destituiria da vice-presidência, impedindo-o de assumir após a morte de Costa e Silva, sob o argumento de que tinha sido contrário ao AI-5 e, uma vez empossado, poderia revogá-lo, o que ele confirmou que faria.
Ao prestar a homenagem a Pedro Aleixo, Jucá disse que pretendia reavivar na memória o exemplo de um homem público que, "exercendo suas funções com desapego, desassombro e dignidade, continua sendo motivo de orgulho da nação brasileira".
06/08/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado homenageia centenário de nascimento de Pedro Aleixo
Alcântara registra centenário do nascimento de Pedro Aleixo
Dornelles destaca centenário de nascimento do ex-senador João Pedro Gouvêa Vieira
CABRAL DESTACA GESTO DE PEDRO ALEIXO
Alencar destaca convicções democráticas na trajetória política de Pedro Aleixo
RENAN HOMENAGEIA CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE JUCA SAMPAIO