Aldo e Izar garantem rapidez nos processos contra deputados citados por CPI dos Sanguessugas



O presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, informou à imprensa nesta terça-feira (15) que a Mesa da Câmara ainda não havia recebido até o início da tarde a lista da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Sanguessugas com a relação dos pedidos de abertura de processos contra deputados federais. Quando isso acontecer, frisou Aldo, a Mesa terá de conferir se algum partido político também apresentou representação contra algum deputado. O presidente garantiu que todos têm interesse que os processos caminhem rapidamente.

- Caso a representação dos partidos preencha os requisitos regimentais, ela será enviada de imediato ao Conselho de Ética; caso não preencha, a lista da CPI irá à Corregedoria e a Corregedoria notificará os deputados acusados em um prazo de cinco dias úteis, os deputados apresentarão defesa prévia e o corregedor oferecerá o parecer e devolverá à Mesa para deliberação - resumiu o presidente da Câmara.

Já o presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), mesmo dizendo ser difícil analisar possíveis renúncias, afirmou à imprensa já ter conhecimento de que pelo menos "dois ou três deputados" pretendem renunciar aos mandatos em virtude das acusações de envolvimento com a chamada "máfia das ambulâncias", investigada pela CPI Mista dos Sanguessugas.

Izar afirmou que, após a Mesa da Câmara encaminhar ao Conselho de Ética da Casa os pedidos de abertura de processos contra deputados, ele instaurará os processos o mais rapidamente possível, notificará os deputados e escolherá os relatores de cada processo. Izar também informou que, caso algum dos deputados seja reeleito antes do processo de cassação terminar, outro processo terá de ser solicitado ao Conselho. Ele lamentou que a atual "crise política" possa acarretar um aumento dos votos brancos e nulos nas próximas eleições.

- O crescimento de votos brancos e nulos beneficia os maus políticos - disse Izar.

15/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Começam formalmente processos contra senadores citados pela CPI dos Sanguessugas

Renan envia ao Conselho de Ética nomes dos senadores citados pela CPI dos Sanguessugas

Ideli quer mais rapidez em processos contra corruptos

Magno Malta cobra rapidez no julgamento dos processos contra Renan

Presidente destaca rapidez no encaminhamento dos processos

CPI dos Sanguessugas desiste de notificar quatro deputados