Ideli quer mais rapidez em processos contra corruptos



A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) defendeu nesta quinta-feira (10) a adoção de medidas que acelerem o processo judicial nos casos de crimes contra a administração pública ou crimes de corrupção, os chamados crimes do colarinho branco. De acordo com a senadora, por tramitar sob o rito ordinário, esse tipo de crime desfruta de um processo judicial tão longo, com a possibilidade da interposição de inúmeros recursos, que a impunidade é quase uma certeza. Ela assinalou que essa mudança é a base que garantiria o sucesso de uma reforma política.

- A reforma política é emergencial para acabar com focos de corrupção, mas não vejo como possa surtir efeito se não eliminarmos a estrutura que permite a continuidade da corrupção. Precisamos ter a garantia de que o corrupto seja rapidamente julgado e punido - afirmou.

Ideli disse que a ausência de ética da política não é um problema exclusivo de parlamentares, mas "está implantado no seio da cultura da própria sociedade brasileira".

A senadora também elogiou o trabalho da Controladoria Geral da União (CGU) e da Polícia Federal (PF) no período do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Ela disse que é inegável a mudança quando se compara o trabalho realizado pelo PF no governo anterior e apresentou um resumo das operações realizadas entre os anos de 2033 e 2005.

- Há uma diferença, há uma determinação política, uma espécie de ordem de governo para investigar doa a quem doer, de maneira republicana, responsável e profissional - afirmou.

O senador Sibá Machado (PT-AC) concordou com Ideli e disse que a PF merece um voto de aplauso. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse que, se o presidente da República conclamar a opinião pública para pressionar os deputados federais, é possível realizar um esforço para votar a reforma política já aprovada pelo Senado.

10/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Magno Malta cobra rapidez no julgamento dos processos contra Renan

Aldo e Izar garantem rapidez nos processos contra deputados citados por CPI dos Sanguessugas

Ideli quer rapidez na definição de regras para cartões de crédito

Ideli quer impedir retirada de processos por crimes fiscais

Ideli pede prioridade aos processos sobre crimes contra a Administração Pública

JONAS PINHEIRO QUER MAIS RAPIDEZ PARA LEI DE PATENTES