Além de lutar pela ética, Jefferson Péres também defendia um Estado enxuto e eficiente, diz Augusto Botelho
O senador Augusto Botelho (PT-RR) lembrou na homenagem a Jefferson Péres que, além de lutar pela ética na política, na administração e na vida das pessoas, o senador sempre defendeu a necessidade de reformas para a modernização da economia brasileira. Embora sua pregação pela ética sempre seja mencionada, disse Botelho, Jefferson Péres tinha posições firmes na área econômica, tendo participado ativamente da campanha "O petróleo é nosso", na década de 50.
Advogado e professor de economia da Universidade Federal do Amazonas, Jefferson Péres defendia "um Estado enxuto, eficiente, previdente e capaz de distribuir paz e justiça, prover segurança pública, saúde, educação, saneamento" e equilíbrio entre os estados da Federação, assinalou Augusto Botelho.
O parlamentar disse ter ouvido do próprio Jefferson Péres que pretendia abandonar a vida política ao final do seu mandato, mas acabou morrendo de parada cardíaca em 23 de maio de 2008. Na opinião de Botelho, Jefferson Péres cumpriu os dois grandes objetivos que fixou para seu mandato - contribuir para o desenvolvimento do país e da Amazônia e trabalhar pela defesa da ética na política brasileira.
- Ele foi um dos mais expressivos exemplos de conduta inteligente e dinâmica na política do país. Foi um dos mais importantes senadores a imprimir seriedade e honestidade ao desempenho de um mandato - afirmou Augusto Botelho.
26/05/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ideli Salvatti: Jefferson Péres primava pela ética e pela justiça
Mozarildo: Jefferson Péres foi o primeiro a lutar conta os 'fichas sujas'
Novo Código de Ética Médica reforça autonomia do paciente, diz Augusto Botelho
Conselho de Ética passa a ter o nome de Jefferson Péres
Conselho de Ética deverá ser batizado de "Jefferson Péres"
Jefferson Péres promete gestão democrática e ética