Alemanha contribuirá com preservação da Amazônia
A Alemanha poderá contribuir com até 40 milhões de euros a fundo perdido para projetos brasileiros destinados à preservação da Amazônia e ao combate à Aids. Os recursos serão liberados por meio de um acordo de cooperação financeira firmado em maio de 2008 entre os dois países, que foi aprovado nesta quarta-feira (7) - sob a forma do Projeto de Decreto Legislativo (PDS) 786/09 - pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).
Segundo o acordo, que teve como relator ad hoc o senador Romeu Tuma (PTB-SP), o projeto Manejo Florestal Sustentável da Amazônia será contemplado com 15 milhões de euros. Outros 10 milhões de euros serão destinados ao Fundo para Áreas Protegidas da Amazônia. O programa de combate à Aids receberá até 5 milhões de euros, enquanto 10 milhões de euros irão para o programa Arpa II, também relativo a áreas protegidas da Amazônia.
Seis outros projetos de decreto legislativo receberam pareceres favoráveis da comissão. O PDS 397/09, cujo relator foi o senador Heráclito Fortes (DEM-PI), aprova o acordo de serviços aéreos entre o Brasil e o Panamá. Ao apresentar seu voto favorável, o senador informou que poderá ser criada uma linha direta entre Brasília e a Cidade do Panamá. O PDS 531/09, que teve como relator o senador Fernando Collor (PTB-AL), trata de novo acordo firmado com os Estados Unidos para regulamentar os programas de intercâmbio cultural entre os dois países.
O PDS 480/09, cujo relator foi o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), aprova emendas à Convenção Internacional sobre Busca e Salvamentos Marítimos. Entre as emendas está a que impõe aos Estados o dever de cooperar para a identificação de locais apropriados para o desembarque de pessoas encontradas em perigo no mar.
O PDS 657/09, que teve como relator Romeu Tuma, aprova acordo celebrado com o Paquistão para o combate à produção, ao consumo e ao tráfico ilícito de drogas. O PDS 508/09, cujo relator foi o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), trata de acordo firmado com a Nicarágua sobre o exercício remunerado de atividades por parte de dependentes de pessoal diplomático. E o PDS 723/09 aprova acordo de cooperação econômica e industrial com a República Tcheca. O relator foi o senador Renato Casagrande (PSB-ES).
Ao final da reunião, Casagrande defendeu a presença, na comissão, de um representante da Embraer para discutir o processo de compras de novos caças pela Força Aérea Brasileira.
07/10/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alemanha anuncia doação de US$ 30 milhões ao Fundo Amazônia
Suframa divulga feira internacional da Amazônia em evento industrial na Alemanha
Mobilização pela preservação da Amazônia
Valdir Raupp pede preservação da Amazônia
Valdir Raupp pede preservação da Amazônia
ADEMIR DEFENDE O PROGRESSO E A PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA