ALENCAR QUER VALORIZAR AS EMPRESAS NACIONAIS



O senador José Alencar (PMDB-MG) pediu nessa terça-feira (dia 6) a valorização das empresas nacionais por entender que somente o crescimento econômico pode trazer o bem-estar da população. Segundo ele, não se trata de subsidiar as empresas, mas de dar a elas condições de competir internacionalmente, para poder crescer.
- Precisamos aprovar, com urgência, a reforma tributária para diminuir esse cipoal de impostos e taxas que onera as empresas, dificultando seu crescimento. Também precisamos acabar com essa subserviência crônica ao endividamento internacional cujo pagamento compromete 15% do nosso PIB - observou.
Para Alencar, a estabilidade econômica e inflação baixa não podem ser consideradas como finalidades a serem obtidas por um governo, mas apenas meios para facilitar o crescimento econômico que gera riqueza e traz justiça social e o bem-estar da população. "E isso somente se consegue através do fortalecimento das empresas estatais e privadas. O governo precisa poupar para poder investir nas empresas, ao invés de ficar pagando dívidas", argumentou.
Em aparte, o senador Paulo Hartung (PPS-ES) disse que a persistência da política de juros altos pode matar a produção no país. Também em apartes, os senadores Casildo Maldaner (PMDB-SC) e Ramez Tebet (PMDB-MS) concordaram com a necessidade de fortalecer as empresas nacionais. Para o senador Maguito Vilela (PMDB-GO) o presidente Fernando Henrique Cardoso deveria dar um novo norte ao seu governo "parando de ouvir os economistas".

06/06/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


JOSÉ ALENCAR RECLAMA TRATAMENTO IGUALITÁRIO PARA EMPRESAS NACIONAIS

Secretaria de Direitos Humanos quer valorizar imagem de policiais no País

Ipea debate competitividade das empresas nacionais

Jucá defende estímulo às empresas nacionais

Programa espacial tem que incluir as empresas nacionais, diz presidente da AEB

Conselho de Comunicação Social debate fortalecimento das empresas nacionais