Conselho de Comunicação Social debate fortalecimento das empresas nacionais



O governo deve pensar no fortalecimento das empresas nacionais de comunicação para barrar a entrada das multinacionais no setor, defendeu o professor Denis Lerrer Rosenfield, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na reunião do Conselho de Comunicação Social ocorrida nesta segunda-feira (1º). De acordo com o especialista, que falou sobre o tema "Concentração da propriedade dos meios de comunicação social no Brasil", qualquer tentativa de diminuir o tamanho das empresas nacionais as tornaria vulneráveis ao capital internacional.

Segundo o professor, o processo de concentração das empresas nacionais de comunicação responde às grandes demandas do mercado mundial e qualquer regulamentação no setor deve levar em conta esse dado. O presidente do conselho, José Paulo Cavalcanti Filho, manifestou sua preocupação com os efeitos dos grandes conglomerados nas pequenas localidades do país.

Na reunião, os conselheiros também ouviram a exposição de Alexandre Gheventer, assessor do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), do Ministério da Justiça, sobre o papel do conselho na defesa da ordem econômica e da livre concorrência. Ele explicou o funcionamento do Cade e disse que o órgão só pode atuar no caso de haver conduta abusiva de algum conglomerado econômico. Segundo o assessor, o Cade observa se a concorrência se deu na forma da lei. O conselheiro Francisco Pereira da Silva, representante dos radialistas, sugeriu o aprofundamento do debate sobre o papel do Cade. Para ele, a preocupação do Cade em relação à concentração das empresas de comunicação não se afina com o pensamento do Conselho de Comunicação Social.



01/03/2004

Agência Senado


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