Alexandre Paes dos Santos depõe na CPI das ONGs



O empresário Alexandre Paes dos Santos, dirigente da APS Consultores & Associados, prestou depoimento nesta terça-feira (26) à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga irregularidades na atuação de Organizações Não Governamentais no Brasil. Na última reunião da CPI para a tomada de depoimentos, o empresário negou qualquer participação em um suposto esquema de pressão junto ao Ministério da Saúde, do qual faria parte a ONG Núcleo de Apoio ao Paciente com Câncer (Napacan), com a intenção de adotar o uso do medicamento Glivec, fabricado pelo laboratório Novartis.

De acordo com Paes dos Santos, são inverídicas quaisquer informações que o relacionem à ONG.

- Nunca tive contato com a ONG ou com seu presidente. Eu não conhecia a Napacan - afirmou, em resposta à senadora Marluce Pinto (PMDB-RR).

Ele reconheceu apenas que sua empresa, APS, tem um contrato de consultoria com o Laboratório Novartis.

Juntamente com Marluce, o senador Moreira Mendes (PFL-RO) indagou a Paes dos Santos sobre suposto depósito bancário na conta da ex-funcionária do Ministério da Saúde Débora Alves. O empresário negou conhecer o assunto. Quando o senador se referiu à sua agenda, onde teriam sido encontradas referências à Débora Alves, Paes dos Santos respondeu que a agenda foi apreendida de maneira irregular, e que a questão está em juízo.

Ele esclareceu ainda que, nas vezes que foi convidado a depor na CPI, deixou de comparecer apenas a uma, e apresentou justificativa. Nas outras ocasiões, esteve presente, mas o depoimento não ocorreu por outras razões: falta de quórum na comissão, ausência do relator e dúvida jurídica quanto à possibilidade de haver depoimento sigiloso. O presidente da CPI, senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR), confirmou o fato.



26/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI das ONGs ouvirá Alexandre Paes na terça-feira

CPI do Roubo de Cargas convocará Alexandre Paes dos Santos e Hugo Braga

Delegado Alexandre Vieira depõe na CPI

Alckmin se reúne com prefeito eleito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa

Autor do livro "Máfia Verde" depõe na CPI das ONGs

Papaléo Paes critica a atuação de ONGs estrangeiras na Amazônia