Alfredo Cotait defende implantação de cadastro positivo para redução de juros para consumidores



O senador Alfredo Cotait (DEM-SP) defendeu em Plenário, nesta quarta-feira (17), a necessidade de implantação de um cadastro positivo para viabilizar a redução do custo da concessão de crédito aos consumidores.

Alfredo Cotait assinalou que a existência no país apenas de um cadastro negativo, do tipo "nada consta", não permite aos emprestadores conhecer suficientemente o histórico financeiro dos consumidores consultados.

O senador ressaltou que a criação do cadastro positivo permitirá aos agentes financeiros monitorar o grau de endividamento dos consumidores, possibilitando a diminuição do risco das operações e a consequente diferenciação das taxas de juros em benefício dos bons pagadores.

- Com a implantação do cadastro positivo, estima-se que as taxas de juros no comércio poderiam cair até 20% para os clientes bons pagadores, assim como também os spreads bancários - disse.

De acordo com o Alfredo Cotait, a ampla disponibilidade de crédito, com prazos mais longos, foi o principal fator para o significativo aumento das vendas de varejo verificado nos últimos três anos.

Em aparte, o senador Antonio Carlos Junior (DEM-BA) manifestou seu apoio ao pronunciamento de Alfredo Cotait.



17/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Banco do Brasil e Caixa defendem cadastro positivo para reduzir os juros no país

Alfredo Cotait anuncia projeto para estimular investimentos públicos em infraestrura

Alfredo Cotait sugere a criação do Ministério de Comércio Exterior

Alfredo Cotait homenageia o Líbano pelos 67 anos de independência

Alfredo Cotait homenageia Romeu Tuma em primeiro discurso

Alfredo Cotait toma posse em vaga deixada por Romeu Tuma