Alfredo Nascimento se diz contra a validação automática de diplomas de medicina
O senador Alfredo Nascimento (PR-AM) manifestou-se em Plenário, nesta terça-feira (8), contra a validação automática de diplomas de medicina expedidos por países estrangeiros sem a adoção de critérios técnicos que comprovem a capacitação técnica e prática do profissional.
Uma das razões apontadas pelo parlamentar para justificar sua posição é o fato de que a formação em medicina difere entre os países. Além das grades curriculares diferentes, há ainda o problema de que em determinados países não existe a obrigatoriedade da residência médica como no Brasil.
Na avaliação do senador, o argumento da falta de médicos no interior do Brasil não pode servir para justificar a necessidade de validação automática dos diplomas.
— A medicina é uma das carreiras que mais cresce em nosso país e é preciso formular medidas efetivas que tornem possível melhorar a distribuição destes profissionais. Validar diplomas indiscriminadamente não resolve o problema e ainda gera efeitos colaterais indesejáveis, como a possibilidade de um atendimento inadequado — disse.
08/05/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alfredo Nascimento defende validação de diplomas de medicina expedidos no exterior
Alfredo Nascimento pede providências contra a inflação
PSOL representa contra Alfredo Nascimento no Conselho de Ética
Randolfe Rodrigues representará ao Conselho de Ética contra Alfredo Nascimento
João Ribeiro lê nota do PR rebatendo acusações contra Alfredo Nascimento
Validação de diplomas universitários no Mercosul será debatida pela CE