Almeida Lima acusa prefeito de Aracaju de usar dinheiro do SUS em capinagem de área asfaltada



O senador Almeida Lima (PDT-SE) apresentou nesta quarta-feira (22), com a ajuda da projeção de fotografias e cópias de documentos e contratos, denúncia contra o prefeito de Aracaju, Marcelo Déda (PT), que assinou convênio no valor de R$ 770 mil com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos para capinar, podar árvores e ajardinar áreas em torno de postos de saúde, usando para isso dinheiro do Sistema Único de Saúde (SUS). O líder do PT, senador Tião Viana (AC), tentou impedir a projeção, alegando que ele próprio e a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) já foram impedidos pela Presidência da Mesa de utilizar recursos audiovisuais no Plenário.

Na projeção, Almeida Lima apresentou planilhas de praticamente todo o ano de 2002, comprovando que a despesa total autorizada pelo prefeito Marcelo Déda equivale a R$ 25 mil por metro quadrado capinado. Mostrou ainda que boa parte das áreas em que se previa a capinagem era asfaltada, ou coberta de brita. O senador anunciou que vai encaminhar denúncia contra o prefeito de Aracaju junto ao Tribunal de Contas da União, ao Ministério Público Federal e à Controladoria Geral da União.

O líder do PT, Tião Viana, defendeu o prefeito de Aracaju e acusou o senador Almeida Lima de ter viajado ao Chile durante o período de convocação extraordinária do Congresso Nacional, em julho, sem ter devolvido os subsídios pagos aos senadores pelo trabalho extraordinário. Tião Viana considerou a denúncia paroquial, um assunto que não deveria estar sendo debatido pelo Senado Federal, mas em âmbito regional.

Almeida Lima retrucou apresentando o ofício em que comunicava antecipadamente à Presidência do Senado sua viagem de 6 a 17 de julho ao Chile, por razões pessoais, e em que pede que o período de ausência seja descontado de seus subsídios. E acrescentou: -Este bolo de lama que Vossa Excelência lança não me atinge-. Disse ainda que o assunto não é paroquial, mas nacional, porque envolve verbas do SUS.




22/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Almeida Lima destaca ato público em Aracaju em favor de CPI

Almeida Lima acusa PT de buscar projeto de poder totalitário

Mozarildo acusa governador de Roraima de usar dinheiro de corrupção nas eleições

Fátima Cleide acusa governador de Rondônia de não usar e devolver dinheiro de transporte escolar

Almeida Lima acusa advogado de Mônica Veloso de mentir para o Conselho de Ética

Almeida Lima acusa Judiciário de fugir a suas responsabilidades ao não julgar envolvidos em escândalos de corrupção no governo