Almeida Lima critica atendimento de companhias aéreas



Ao discursar em Plenário nesta quinta-feira (20), o senador Almeida Lima (PMDB-SE) criticou o atendimento das companhias aéreas nacionais. Ele afirmou que "essas empresas não têm capacidade operacional para atender a demanda existente, sobretudo neste momento, com a crise da Varig, mas vêm assumindo uma quantidade de vôos que não têm condições de atender".

- Isso representa risco de vida para os passageiros e para as tripulações - disse ele, acrescentando que, entre janeiro e maio deste ano, foram embarcados no país 42,287 milhões de passageiros, tanto em vôos domésticos como internacionais.

O parlamentar também criticou as atuações da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), empresa pública responsável pela administração de mais de 60 aeroportos, e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), agência reguladora que tem entre seus objetivos o de fiscalizar o setor.

- Não há fiscalização nem há punição - declarou ele.

O senador afirmou ainda que os atrasos de vôos se tornaram regra e teriam como causa a falta de tripulações suficientes para atender a demanda. Além disso, haveria, segundo ele, aeronaves "sendo utilizadas permanentemente", sem que haja tempo para a realização dos serviços de manutenção preventiva.

Almeida Lima afirmou que pode sugerir ao Senado a abertura de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para apurar eventuais irregularidades cometidas pelas companhias aéreas.



20/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Almeida Lima volta a criticar caos nos aeroportos e companhias aéreas

Almeida Lima diz que usou passagens aéreas conforme a norma vigente no Senado

Almeida Lima critica posição de governadores na reforma tributária

Almeida Lima critica decisão do STF sobre divulgação de pesquisas

Almeida Lima critica decisão de construir penitenciária federal no Piauí

Almeida Lima critica tentativa do governo de agilizar recuperação de débitos